EM CAMPINAS, FOMENTO MERCANTIL MOSTRA SUA FORÇA

Durante o II Encontro Regional, empresários discutem o desenvolvimento do setor e recebem o apoio de grandes lideranças na luta pelo devido reconhecimento do factoring, segmento recém-inserido  no projeto do novo Código Comercial.

O interior paulista mais uma vez foi o cenário de um importante momento do fomento mercantil, no último dia 22, em evento promovido pelo SINFAC-SP, no Hotel Royal Palm Plaza Resort, para discutir os rumos do setor e disseminar novos conhecimentos aos empresários de Campinas e região. 

Nativos da terra,  o vice-presidente do Sindicato, Marcus Jair Garutti, e a deputada estadual Célia Leão trataram de fazer as honras da casa, destacando como o factoring tem se espalhado por todo o Estado e a importância da união de forças para a legitimação da atividade.“Temos promovido vários cursos e palestras para aumentar esse grau de conscientização e vamos colhendo bons resultados”, frisou Garutti.
 
“O fomento já existe de fato, agora precisa também existir de direito, até mesmo para a sociedade poder utilizar os seus serviços de maneira mais ampla. Usem meu gabinete como extensão direta do SINFAC-SP para ajudar nesta luta, que já colhe seus frutos”, completou a parlamentar.
 
Para isso, o presidente da entidade, Hamilton de Brito Junior, ressaltou a importância das duas emendas que tratam do factoring no novo Código Comercial, inseridas no projeto após um importante trabalho de conscientização desenvolvido junto aos parlamentares que integram a comissão especial responsável pela análise dessa nova legislação.
 
“Todos os suportes jurídicos estão ali considerados, o que acabará com essa insegurança atual. Os principais problemas operacionais estão sendo resolvidos. A Lei do Factoring, que deverá sair neste ano, traz como grande mérito o direito de regresso, mas essas duas emendas no novo Código vão além disso, principalmente ao combater o sacado que se recusa a negociar com nossas empresas”, salientou o líder setorial.
 
Liderança e evolução

Em seguida, foi a vez de o palestrante Márcio Gaba abordar as inúmeras facetas da liderança por meio da palestra “Motivação na Vida, Resultados na Prática”.
 
Ele começou comparando o tratamento do tema ontem e hoje, frisando que atualmente os exemplos dados pelo líder são, mais do que nunca, a base da relação com os seus subordinados.
 
“É preciso ter consciência de que não se devem obter resultados a qualquer custo, por exemplo, esgotando as forças da equipe para atingir metas específicas sem que todos estejam devidamente motivados para tal”, explicou. “O líder só consegue delegar de fato se tiver quem pense por ele, e não apenas seguidores. Só assim pode existir o compromisso, tendo como base a confiança recíproca”, acrescentou o palestrante.
 
O evento teve sequência com o advogado Walfrido Jorge Warde Jr. falando sobre  a circulação dos títulos de crédito e o papel do fomento mercantil neste contexto. 
 
Ao traçar um quadro da situação das factorings quanto à negativa de alguns sacados em pagá-las, ele enfatizou o papel que a CLTF poderá ter para modificar esse quadro, caso vingue a tese em torno da criação da Câmara de Liquidação de Títulos Faturizados. 
 
“As factorings, para impedir as tentativas de inviabilizar a cessão de crédito, devem se organizar principalmente por câmaras de compensação, a fim de dar ao setor a credibilidade e a legitimidade necessárias para negociar os títulos com os principais tomadores de serviço e compradores de produto”, analisou.
 
Presenças ilustres

O II Encontro contou ainda com presenças ilustres, como a do diretor financeiro do SESCON Campinas, Edison Ferreira Rodrigues, além da própria diretoria do SINFAC-SP, por meio do diretor social e de eventos, Fernando Galucci; do diretor secretário, Luiz Fernando Dias Lycarião da Trindade; do diretor de relações com o mercado, José Carlos Francisco “Mingo”, e da diretora Doriana Pieri Bento, que atua na região de Campinas e é vice-presidente da AbraceSolidário, organização social à qual foram revertidos os alimentos arrecadados no evento.
 
“Estamos sempre empenhados no bom relacionamento com o SINFAC-SP, para ganharmos mais força. Campinas é um polo importante e precisa dessa integração e relacionamento estreito entre as nossas entidades. Afinal, o factoring é uma opção para os clientes dos escritório de contabilidade em dificuldade financeira temporária”, afirmou o diretor do SESCON.
 
Pelo menos mais dois eventos estão sendo programados para a mesma região nos próximos meses. Fique ligado na agenda do Sindicato, clicando aqui.
 
Para ver mais fotos do evento, acesse o nosso Álbum Virtual.
 
Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos e Eventos

Saiba mais

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.