FECHAR
A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DE PROCESSOS LEVANDO EM CONTA O TAMANHO DAS EMPRESAS (VOLUME R$)
o Em empresas pequenas uma ou poucas pessoas têm que fazer os mesmos processos que uma grande!
o A qualidade dos processos não deve ser influenciada pelo tamanho da empresa!
o O “efeito sanfona” nas empresas do setor e seus benefícios.
A DIVISÃO RACIONAL E ADEQUADA DOS PROCESSOS INTERNOS E EXTERNOS – ORGANIZANDO A EMPRESA
o ÁREA DE PROCESSOS ESTRATÉGICOS
§ PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ESTRATÉGICOS
o A função de diretor
o A função do gerente-geral e de riscos
o A função de gerente de área (quantas houver)
o O planejamento da empresa (foco, volume, estratégias, etc)
o O planejamento do trabalho por ciclos de tempo (anual, mensal e diário)
o Definindo metas e controles
o Definindo a equipe de colaboradores
§ Quantidade - excesso ou falta (consequências)
§ Qualidade - conhecimento e preparo
§ Definindo as funções principais da empresa
· A delegação de autoridade e de responsabilidades
· O organograma da empresa
§ A convivência entre pessoas e entre as áreas da empresa – o espírito de equipe
o O comitê de gestão de riscos da empresa
o ÁREAS DE PROCESSOS FINALÍSTICOS
§ PROCESSOS COMERCIAIS
o A prospecção de novos cedentes
o A manutenção dos cedentes da empresa
o Quais processos internos da empresa o comercial deve participar e como isso deve ocorrer
§ PROCESSOS CADASTRAIS E DE CRÉDITO
o O cadastro e avaliação dos cedentes
§ O fluxograma de análise de prospects
§ As fontes de informações – Públicas e Privadas
§ As documentações para o coaf e “para empresa”
§ Os C's do crédito e a ordem de relevância de cada um (para sacados e cedentes)
§ As garantias adequadas e possíveis – segurança x burocracia
§ A classificação de cedentes e a sua utilização nos processos da empresa
§ Os limites concentrações e eventuais tranches dos cedentes (espécie, valor e tempo)
§ A elaboração e fechamento do contrato de fomento ou de securitização (spe e fidc)
o Avaliação de sacados
§ As fontes de informações - Informações internas e externas
§ Limites adequados
o A avaliação conjunta de sacado e cedente
o O que levar em conta para decidir uma operação
o As alçadas decisórias e o comitê de crédito
§ PROCESSOS OPERACIONAIS
o O contato com o cedente
o A recepção de operações
o O tratamento das operações
o A finalização das operações
§ PROCESSOS FINANCEIROS
o A atualização bancária (saldos e cobrança)
o O pagamento das operações
o Contas a pagar e a receber
o Fechamentos de caixa
§ PROCESSOS DE COBRANÇA
o O contato com o sacado
o O atendimento das solicitações do cedente e do sacado - manutenção
o O protesto
o O processo de negociação com o sacado e com o cedente
§ PROCESSOS DE CONTROLADORIA DE LASTRO
o Notificações
o Confirmações
o Conferência e arquivamento dos documentos – aditivos e recebíveis
o Acompanhamento pagamento - praças
o ÁREAS DE PROCESSOS DE APOIO (OS PRINCIPAIS)
§ PROCESSOS DE TI
o Hardware
o Software
§ PROCESSOS JURÍDICOS
o Extrajudiciais
o Judiciais
§ PROCESSOS CONTÁBEIS
o Integração contábil
o Conferências internas
SEDE SINFAC-SP
Rua Líbero Badaró, 425 – conj. 183 – 18º andar - Centro
São Paulo - SP
O programa oferece aos participantes do curso uma visão ampla, baseada em experiências no setor, sobre a organização de processos, pessoas, funções, atividades e responsabilidades. Influenciar positivamente na profissionalização das empresas do setor, permitindo que os participantes do curso ajustem seus processos internos e externos conforme o tamanho de sua empresa, bem como possibilitar a troca de ideias e experiências entre os participantes.
O curso é de nível Gerencial e Estratégico, sendo dirigido a sócios, gerentes, rh, administradores, investidores e colaboradores das empresas de Fomento Mercantil que pretendam aprimorar e atualizar seus conhecimentos sobre a gestão das empresas destes setores e/ou incrementarem sua carreira nestas empresas.
Informações: (11) 3105-0615 ou pelo e-mail: eventos@sinfac-sp.com.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.