CURSO - ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS E PESSOAS - SEDE

26/06/2018 | 08 HORAS - 9H00 ÀS 18H00 | Encerrado

Docente

Ernani Desbesel

Especialista em empresas e negócios de FIDCs e Securiizadoras
Ex-empresário de Factoring
Advogado com 30 anos de experiência
MBA em Gestão Estratégica de Factoring
Palestrante em 12 (doze) Cursos sobre Factoring e Securitização (SPE e FIDC)
Articulista e Administrador do Portal do Fomento
Consultor de Empresas de FIDC e Securitização
Auditor da ISO 31000:2009 – Gestão de Riscos

Programação

O programa oferece aos participantes do curso uma visão ampla, baseada em experiências no setor, sobre a organização de processos, pessoas, funções, atividades e responsabilidades. Influenciar positivamente na profissionalização das empresas do setor, permitindo que os participantes do curso ajustem seus processos internos e externos conforme o tamanho de sua empresa, bem como possibilitar a troca de ideias e experiências entre os participantes.

 

Seguem os principais tópicos:

A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DE PROCESSOS LEVANDO EM CONTA O TAMANHO DAS EMPRESAS (VOLUME R$)

Em empresas pequenas uma ou poucas pessoas têm que fazer os mesmos processos que uma grande!

A qualidade dos processos não deve ser influenciada pelo tamanho da empresa!

O “efeito sanfona” nas empresas do setor e seus benefícios.

A DIVISÃO RACIONAL E ADEQUADA DOS PROCESSOS INTERNOS E EXTERNOS – ORGANIZANDO A EMPRESA

ÁREA DE PROCESSOS ESTRATÉGICOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ESTRATÉGICOS

A função de diretor

A função do gerente-geral e de riscos

A função de gerente de área (quantas houver)

O planejamento da empresa (foco, volume, estratégias, etc)

O planejamento do trabalho por ciclos de tempo (anual, mensal e diário)

Definindo metas e controles

Definindo a equipe de colaboradores

Quantidade - excesso ou falta (consequências)

Qualidade - conhecimento e preparo

Definindo as funções principais da empresa

A delegação de autoridade e de responsabilidades

O organograma da empresa

A convivência entre pessoas e entre as áreas da empresa – o espírito de equipe

O comitê de gestão de riscos da empresa

ÁREAS DE PROCESSOS FINALÍSTICOS

PROCESSOS COMERCIAIS

A prospecção de novos cedentes

A manutenção dos cedentes da empresa

Quais processos internos da empresa o comercial deve participar e como isso deve ocorrer

PROCESSOS CADASTRAIS E DE CRÉDITO

O cadastro e avaliação dos cedentes

O fluxograma de análise de prospects

As fontes de informações – Públicas e Privadas

As documentações para o coaf e “para empresa”

Os C's do crédito e a ordem de relevância de cada um (para sacados e cedentes)

As garantias adequadas e possíveis – segurança x burocracia

A classificação de cedentes e a sua utilização nos processos da empresa

Os limites concentrações e eventuais tranches dos cedentes (espécie, valor e tempo)

A elaboração e fechamento do contrato de fomento ou de securitização (spe e fidc)

Avaliação de sacados

As fontes de informações - Informações internas e externas

Limites adequados

A avaliação conjunta de sacado e cedente

O que levar em conta para decidir uma operação

As alçadas decisórias e o comitê de crédito

PROCESSOS OPERACIONAIS

O contato com o cedente

A recepção de operações

O tratamento das operações

A finalização das operações

PROCESSOS FINANCEIROS

A atualização bancária (saldos e cobrança)

O pagamento das operações

Contas a pagar e a receber

Fechamentos de caixa

PROCESSOS DE COBRANÇA

O contato com o sacado

O atendimento das solicitações do cedente e do sacado - manutenção

O protesto

O processo de negociação com o sacado e com o cedente

PROCESSOS DE CONTROLADORIA DE LASTRO

Notificações

Confirmações

Conferência e arquivamento dos documentos – aditivos e recebíveis

Acompanhamento pagamento - praças

ÁREAS DE PROCESSOS DE APOIO (OS PRINCIPAIS)

PROCESSOS DE TI

Hardware

Software

PROCESSOS JURÍDICOS

Extrajudiciais

Judiciais

PROCESSOS CONTÁBEIS

Integração contábil

Conferências internas

 

Local

SEDE SINFAC-SP

Rua Líbero Badaró, 425 – conj. 183 – 18º andar.

Centro – São Paulo

Objetivo

Voltado a aprimorar e atualizar os conhecimentos sobre a gestão das empresas destes setores e/ou incrementarem sua carreira nestas empresas.

 

A quem se destina

O curso é de nível Gerencial e Estratégico, sendo dirigido a sócios, gerentes, rh, administradores, investidores e colaboradores das empresas 

Informações Adicionais

  1. Os cursos e palestras são oferecidos gratuitamente aos associados do SINFAC-SP. Consulte as condições de associação.
  2. ATENÇÃO: Favor adicionar o domínio @sinfac-sp.com.br como contato confiável evitando bloqueio das mensagens de e-mail pelo servidor de sua empresa.
  3. O SINFAC-SP estipulou um Sistema de Créditos que concede pontos que podem ser utilizados nos cursos e palestras e consultoria jurídicas e contábeis. O regulamento pode ser conhecido CLIQUE PARA ACESSAR O ARTIGO
  4. Preencha o formulário de pré-inscrição. Você deverá receber um e-mail confirmando sua pré-inscrição nos minutos seguintes a realização da mesma. Caso não receba, entre em contato.
  5. A confirmação de sua inscrição seguirá nesse mesmo e-mail em até 3 (três) dias úteis antes do início do evento.
  6. Em caso de não recebimento do e-mail de confirmação, favor entrar em contato com o SINFAC-SP (11) 3105-0615.
  7. Reservamo-nos o direito de reprogramar ou suspender este evento, caso não atinja o número mínimo de participantes necessários à sua realização.
  8. Solicitamos que o cancelamento da participação na palestra seja informado com até 48 horas de antecedência. O não comparecimento acarretará nas penalidades descritas no Sistema de Créditos.

Informações: (11) 3105-0615 ou pelo e-mail: eventos@sinfac-sp.com.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Inscrições Encerradas

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.