FECHAR

Imprimir
Publicado em 29/05/2018

ÁREA COMERCIAL, PRIORIDADE DA BOA GESTÃO

A tese é defendida por Ernani Desbesel, professor e consultor dos mais conhecidos entre os profissionais, que no último dia 23/05 ministrou, na sede do SINFAC-SP, o curso “Capacitação e Atualização para Gestores das Empresas do Setor”, programação inserida na grade do Sindicato este ano e que, a cada edição, recebe um número maior de participantes.

Dirigida especialmente para gerentes, sócios e proprietários, a atividade abordou como estão sendo conduzidos os negócios de hoje no fomento comercial, as mudanças ocorridas nos últimos anos, novos riscos e oportunidades.

“Uma boa gestão decorre do conjunto de processos colocado em prática, de forma adequada e focada, sendo um ponto sempre a ser destacado a atuação comercial, pois ela define se eu tenho e crio demanda, alcançando o sucesso por competir melhor no mercado”, ensinou o especialista.

O êxito geral da empresa, porém, ele frisa depender de uma série de aspectos a observar antes e depois da venda em si.

Segundo Desbesel, a etapa que antecede a atuação comercial propriamente dita é a decisão de investir no departamento, “com a contratação de pessoas dedicadas exclusivamente à busca de negócios da porta para fora, oxigenando a carteira com novos cedentes”, acrescentou.

Hoje, no seu entender, não há mais lugar para a passividade nesse campo, pois o dinheiro é o mesmo para todos e simplesmente tê-lo disponível já não basta para o fechamento de novos contratos. “Temos que nos diferenciar pela abordagem e a maneira de atender, o que não tem a ver só com o valor da taxa cobrada”, exemplificou.

Quanto aos principais requisitos pós-venda, ele coloca no topo da lista a existência de uma equipe cuja forma de operar e manter o relacionamento com o cedente cause nele a nítida percepção de ser melhor trabalhar com determinada empresa, em detrimento da concorrência.

“O segredo, portanto, é conseguir angariar sempre novos clientes e depois fidelizá-los de forma consistente e irreversível”, concluiu.

Networking

“É fenomenal você poder ouvir as experiências não só do Ernani, que eu já conhecia de outros treinamentos, como também dos empresários e gestores, de várias localidades, presentes aqui hoje”.

Vindo de Manaus, o sócio-administrador da Fidere, Vinicius Robles, realmente valoriza a oportunidade de reciclar conhecimentos e trocar ideias com os colegas de profissão.

“Com isso, você descobre que as dificuldades enfrentadas no dia a dia não são apenas suas, e volta para a sua empresa com um importante valor agregado: a capacidade de tomar decisões de forma mais segura”, justificou.

Ele concorda com a preponderância da área comercial numa factoring ou securitizadora, reconhecendo que, às vezes, mesmo o cliente que não seja tão bom, acaba adquirindo um poder muito grande, em função da baixa demanda e a oferta alta. “Esse quadro atual requer um comercial forte e, principalmente, muito ativo”, observou.

Mais do que em qualquer outra época, o empresário manauara acredita ser necessário ter hoje um comercial sempre em busca de novos negócios, simplesmente por não haver mais espaço para acomodação.

“Precisa surpreender o cliente, não pode fazer sempre a mesma coisa, agilidade na liberação do crédito também conta muitos pontos, tudo isso vale mais do que a taxa”, defendeu.

Amanda Priscila Alves, gerente administrativa da factoring Araraquara, de Jaú, é presença frequente nos cursos do professor Ernani, de quem admira muito a clareza de exposição e a capacidade de transmitir toda a informação necessária, mesmo em curtos períodos.

“O coração da empresa é o comercial, se essa área não está 100%, as outras também vão mal. Por isso é tão importante a parceria existente entre ela e as demais”, concordou a profissional.

Os resultados dessa prática têm sido ótimos na Araraquara, tanto é que a empresa planeja para os próximos meses a ampliação de suas atividades, ao abrir também um FIDC.

Quanto a este e aos demais cursos do Sindicato, Amanda é outra que reconhece a importância do aspecto networking. “Já participei de aulas cujo tema nem me era tão interessante, mas, no decorrer do dia, fiz excelentes contatos aqui, seja para falar com um contador, o gerente de um banco, conhecer um advogado e assim por diante”, assegurou.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.