FECHAR

Imprimir
Publicado em 04/12/2018

BALANÇO POSITIVO E BOAS PERSPECTIVAS NO JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DO SINFAC-SP

As mais de 200 pessoas que lotaram na última sexta-feira (30/11) um dos ambientes do restaurante Coco Bambu Anhembi, em São Paulo, certamente saíram de lá com bons motivos para analisar de forma mais generosa o ano que está terminando e aguardar o que se aproxima com otimismo renovado.

Tais reações se devem à tônica das declarações feitas por lideranças políticas e empresariais durante o evento, que foi aberto com a apresentação do novo vídeo institucional do Sindicato.


Hamilton de Brito Junior dá as boas-vindas aos colegas empresários e às lideranças políticas

Ao assumir o microfone, o presidente do SINFAC-SP frisou que, após um primeiro semestre muito difícil, as coisas melhoraram bastante no segundo, “quando começou a clarear um pouco o processo eleitoral. Isso indica, por si só, que a gente pode esperar um 2019 ainda muito melhor”, acrescentou Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil).

Ele fez menção ainda à vitória obtida pelo setor dois dias antes no Superior Tribunal de Justiça (Mais detalhes AQUI), que reconheceu o direito ao endosso e, consequentemente, ao regresso, como ocorre no setor financeiro, uma luta encabeçada pela ANFAC há cerca de duas décadas e representa um êxito de todo o setor, conforme destacou o próprio presidente da Associação, Luiz Lemos Leite, em mensagem lida na íntegra, face à sua impossibilidade de comparecer.

Igualmente significativo, segundo Hamilton, é o fato de a Empresa Simples de Crédito (ESC) “finalmente ter deslanchado”, passando por Comissão Especial da Câmara dos Deputados e agora estando prestes a ir ao Plenário, antes de chegar ao Senado Federal. “Dessa vez a gente espera que não haja veto presidencial, pois o assunto foi tratado previamente com o Banco Central do Brasil e a Receita Federal”, anima-se o empresário.


Guilherme Campos, Hamilton, Alexis Fonteyne e Walter Ihoshi

No entender do líder setorial, outro marco recente para o segmento foi o lançamento, pelo Banco Central, da Sociedade de Crédito Direto (SCD), figura jurídica definida por ele como “uma ESC digital”.

Já a possibilidade, mesmo que remota, de ser aprovado o Cadastro Positivo nos moldes defendidos pelo fomento comercial, tem sido outra bandeira expressiva da área junto ao Legislativo federal. “Vou me reunir nas próximas semanas com o deputado Celso Russomanno para tratar desse assunto”, exemplificou Hamilton, lembrando o importante papel desempenhado nesse tema pelo deputado federal Walter Ihoshi, relator da matéria na Câmara e uma das autoridades presentes no jantar.


A vereadora Edir Sales ladeada pelo casal Hamilton e Mara de Brito

Por fim, agradeceu também ao apoio sempre recebido das demais autoridades que prestigiaram o encontro, dentre eles o ex-deputado e ex-presidente dos Correios Guilherme Campos, o recém-eleito deputado federal Alexis Fonteyne, a vereadora Edir Sales e o assessor parlamentar do Sindicato e atual presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (CEBRASSE), João Diniz.

Depoimentos

O estado de ânimo demonstrado pelo presidente do SINFAC-SP repetiu-se nos outros pronunciamentos oficiais e nas entrevistas concedidas ao longo da festa por outros empresários.

Estreante no parlamento federal, Alexis Fonteyne (foto acima) sempre atuou na indústria, e qualifica o momento atual como promissor, “pois o Brasil se libertou daqueles governos que o amarravam, com o freio de mão puxado, uma pauta muito ruim e que atrapalhava a economia”, resumiu.

Com relação ao passado recente, ele lamenta que o entusiasmo pós-impeachment de Dilma Rousseff tenha dado lugar à decepção do governo Temer, marcado por novos escândalos e dando origem a uma recessão de fundo mais político que econômico, agora com uma clara tendência de arrefecimento, frente ao governo a ser empossado em 1º de janeiro.

“O país precisa crescer outra vez, e rápido”, defendeu o representante do partido Novo, para quem um bom índice de expansão da atividade econômica, combinado à retomada do emprego, é um pré-requisito para que o fomento comercial e a economia como um todo tenham dias melhores.

Perspectiva semelhante é a de Guilherme Campos (foto acima), que após um 2018 muito difícil, vislumbra melhorias a caminho, “pois o eleitor se definiu por uma grande mudança, drástica, radical. Resta-nos agora torcer para que o Brasil finalmente ande para a frente”.

O representante do Sindicato das Empresas de Administração no Estado de São Paulo (SINDAESP), Jorge Elias Aoni (foto acima), também revela estar depositando grande esperança no próximo governo e no projeto de lei que está no Congresso Nacional sobre a Contribuição Sindical.

“Não se trata de torná-la obrigatória de novo, mas sim a criação de mecanismos fazendo com que o associado tenha mais vantagens exclusivas ao ligar-se a um sindicato”, explicou, frisando considerar o SINFAC-SP um exemplo típico do quanto a boa prestação de serviços pode fidelizar nessa área.

Empresários do fomento comercial igualmente se manifestaram. Foi o caso, por exemplo, de Aparecido de Oliveira Cruz, da Luck Fomento Mercantil, para quem até mesmo 2018 não foi tão ruim. “Embora um pouco menos do esperado, nossa empresa cresceu”, avaliou.

Ele conta com o SINFAC-SP, onde, juntamente com os seus funcionários é presença  assídua nos cursos e palestras, para continuar brigando pelo setor em Brasília. “A gente depende muito disso”, acentuou.


O Coco Bambu recebeu em torno de 200 empresários e lideranças políticas e sindicais

Para Nivaldo Saran, da também paulistana Dotan Tecnologia de Ativos, 2019 promete muito sob o ponto de vista econômico, pois após a eleição de Jair Bolsonaro as coisas já melhoraram, prenunciando um futuro ainda melhor para breve.

A exemplo de seu colega, ele reconhece ter no Sindicato um importante respaldo, tanto em matéria de formação continuada quanto representatividade política. “As empresas que não o utilizam deveriam fazê-lo, pois essa forte atuação só tem a somar para a gente”, concluiu.

As fotos do Jantar podem ser acessadas em dois links na página do Facebook do SINFAC-SP: AQUI e AQUI.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.