FECHAR

Imprimir
Publicado em 11/12/2018

Cartões poderão oferecer crediário financiado por bancos (Valor Econômico)

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) anunciou o lançamento, para o primeiro trimestre do ano que vem, de nova modalidade de pagamento a prazo por meio de cartão de crédito.

Para o consumidor, o novo modelo funcionará como um crediário no cartão. Os pagamentos poderão ser parcelados em vários meses, com a cobrança de juros. O financiamento será feito pelos próprios bancos emissores, que repassarão o valor integral da compra aos estabelecimentos no prazo de cinco dias.

“Será uma alternativa a mais para o consumidor que quer financiar sua compra”, afirmou Ricardo Vieira, diretor da Abecs, acrescentando que o novo modelo funcionará, em linhas gerais, como um tipo de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) no cartão.

Os juros a serem cobrados serão conhecidos no momento da compra e vão variar de acordo com o perfil do cliente. Como os bancos já têm um histórico de relacionamento com os consumidores, a expectativa, segundo Vieira, é que as taxas serão reduzidas, se aproximando dos patamares do crédito consignado, em que o pagamento é feito com desconto automático na folha de pagamento.

O foco do novo instrumento são principalmente pequenos e médias varejistas que não têm condições de oferecer crediário aos clientes com funding próprio.

A Abecs pretende lançar uma campanha de divulgação do novo modelo e espera que os próprios bancos façam esforços próprios para disseminar o serviço e oferecer as melhores taxas. Segundo Vieira, a expectativa é que o novo modelo também estimule os consumidores a cobrar descontos no caso de pagamentos à vista, já que o custo do financiamento estará explicitado.

 

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.