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Publicado em 22/05/2018

FALTA DE CRITÉRIOS EM OPERAÇÕES ABRE PORTA PARA FRAUDADORES

A maior oferta de crédito no setor, neste momento, juntamente com as baixas taxas, têm levado uma parcela do mercado a realizar operações com poucos critérios, objetivando enfrentar a concorrência. A estratégia, entretanto, pode custar caro à empresa.

O alerta foi dado no último dia 18 de maio, em Sorocaba, pelo consultor jurídico do SINFAC-SP, Alexandre Fuchs das Neves, durante a palestra “Medidas para Evitar Fraudes”, assunto que preocupa dez entre dez empresários do fomento comercial.

“A ideia foi conscientizar o empresário de que 'o primeiro prejuízo é o menor prejuízo', observando que o recurso entregue ao cedente, por conta do pagamento da operação, será usado na linha de produção ou para resolver desesperos administrativos”, explicou.

Segundo Fuchs, para que a “conta feche”, é necessário monitorar uma série de aspectos, como o aumento do pedido de operação/limite sem causa aparente e do prazo médio.

“É necessário conhecer também a praça de liquidação das duplicatas; as recompras e o fato gerador das recompras (qual o real motivo da recompra, com a máxima atenção em caso de recompras por duplicatas sabidamente sem origem, porque o volume tende a aumentar) e a data da emissão da duplicata com relação à data da operação da nota: se for no mesmo dia, indica enorme necessidade de caixa”, enumerou.

O consultor lembrou ainda que, acerca do aumento de limite operacional, este não deve estar baseado somente em histórico de liquidações e confirmações dadas pelo sacado, havendo outras situações a ser mais bem explicadas.

“Nas procurações e demais documentos com firma reconhecida, deve-se acessar o site oficial para confirmar a validade do selo de reconhecimento de firma colocado pelo Tabelionato, assim como verificar a numeração usada no papel das certidões”, ensinou.

O consultor também abordou a necessidade de verificar o domínio do e-mail corporativo e a hospedagem do site, mostrando os links onde isso pode ser feito. Lembrou ainda da importância da verificação dos documentos digitalizados, dando dicas sobre a qualidade e os detalhes dos documentos onde foram acrescentados ou retirados trechos ou assinaturas.

“A esteira de cobrança deve ter regras claras e os prazos precisam ser cumpridos e, se necessário, o empresário pode optar por enviar para um cobrador profissional, evitando misturar as atividades de cobrança dos vencidos com o comercial”, reiterou Fuchs.

O docente também enfatizou o problema das fraudes eletrônicas, lembrando da necessidade de a empresa manter uma rede wi-fi separada para visitantes e uma máquina exclusiva para acesso aos bancos.

Fonte: Reperkut

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