FECHAR

Imprimir
Publicado em 27/09/2016

Inadimplência empresarial sobe 10% (DCI)

O volume de empresas inadimplentes desacelerou pelo quinto mês consecutivo, mas cresceu 10,78% em agosto com relação a julho, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O percentual corresponde às regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul. A Região Sudeste não foi considerada devido à Lei Estadual 15.659 que vigora no Estado de São Paulo e dificulta a negativação de pessoas físicas e jurídicas no estado.

Entre as regiões analisadas, o Nordeste foi a que apresentou a maior variação no número de empresas negativadas com um avanço anual de 13,52%. No Norte, a inadimplência de pessoas jurídicas também registrou forte aumento, com alta de 10,66%.

As regiões Centro-Oeste e Sul cresceram 9,86% e 8,17%, respectivamente.

O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, afirma que o que influencia o crescimento mais ameno da inadimplência é a maior restrição de crédito, somado às altas taxas de juros.

“Isso acaba levando o segmento a contrair menos dívidas, adiando novos investimentos e contendo avanços da inadimplência”, explica.

“As dificuldades econômicas persistem e o cenário de desemprego elevado e de queda do faturamento das empresas continua afetando a capacidade de pagamento”, complementa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

Concentração

O setor de Serviços, que engloba os bancos e financeiras, lidera a participação no total de credores com dívidas em atraso das empresas em todas as quatro regiões pesquisadas.

O segundo maior credor em todas as regiões é o setor de Comércio. Já considerando o total de dívidas em atraso, o destaque também fica no Nordeste, com um aumento de 16,58% na comparação entre agosto de 2016 e o mesmo mês do ano anterior.

Na Região Norte, o crescimento do número de dívidas de pessoas jurídicas foi de 13,68% e, com variação menor, aparecem o Centro-Oeste (11,51%) e o Sul (10,74%).

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.