FECHAR

Imprimir
Publicado em 21/11/2017

Lucro de empresas cresce 30% no 3º trimestre (Valor Econômico)

O contexto macroeconômico mais favorável, com juros, inflação e dólar em baixa, impulsionou os resultados das companhias brasileiras no terceiro trimestre. Combinadas, as empresas obtiveram lucro líquido de R$ 13,5 bilhões, 30% superior ao de igual trimestre no ano passado. Esse resultado foi apurado em levantamento feito pelo Valor Data, incluídas 238 companhias de capital aberto e excluídas Petrobras, Eletrobras e Vale. Com essas três gigantes, o lucro seria de R$ 21,5 bilhões.

De forma geral, o trimestre foi positivo e de recuperação. Só 78 empresas da amostra, ou cerca de 32%, reportaram prejuízo. Na visão de analistas ouvidos pelo Valor, os resultados confirmam a recuperação da economia e das empresas, que tiveram aumento de seu valor de mercado. O Ibovespa encerrou o trimestre com alta acumulada de 18,11%.

David Beker, economista do Bank of America, disse que os principais gatilhos para esse cenário positivo foram a menor despesa financeira, atribuída à queda do dólar, e os esforços das empresas em ajustar seus custos ao longo dos anos, refletindo um melhor desempenho operacional.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.