FECHAR

Imprimir
Publicado em 25/10/2016

SINFAC-SP MOSTRA COMO SE PREVENIR CONTRA LAVAGEM DE DINHEIRO

Solicitado pelo COAF, o curso mostrará aos empresários do setor como se prevenir contra golpes e a formar um manual de PLD/FT com regras claras e funcionais. O treinamento será no dia 3 de novembro, das 9 às 18 horas, na sede da entidade.

“Nosso desejo é capacitar, treinar e retreinar empresários e todos os operações que colaboram nas atividades. Se todos atuarem em sintonia, certamente haverá menos brechas para os fraudadores”, argumenta o consultor jurídico da entidade, Alexandre Fuchs das Neves, responsável por ministrar o curso.

Segundo o especialista, a ideia é viabilizar conhecimento básico para a formatação do Manual em PLD/FT, capacitando diretores, gerentes, colaboradores e advogados de empresas de fomento comercial e securitização, para analisar e solucionar os problemas técnicos e operacionais decorrentes da interpretação e aplicação da Resolução 21/2012.

O conteúdo programático abordará os seguintes assuntos: Conceito de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo; Crimes antecedentes: ênfase para a sonegação fiscal e formas de identificar; Conceito de “pessoa obrigada” – sistema de cooperação compulsória; Setores mais usados para lavagem de dinheiro; Como o factoring pode ser usado para lavagem de dinheiro – casos práticos; Conceito e função do COAF – Conselho de Controle das Atividades Financeiras; Informações recebidas de diversos setores; Formação do RIF - Relatório de Inteligência Financeira; Compliance – risco de reputação – conceito e comentários.

O docente também ensinará quais são as Obrigações do setor – Formação do Manual em PLD/FT; Cadastro e recadastramento anual no COAF – funções e responsabilidade; Cadastro de clientes e pessoas obrigadas; Classificação de risco dos clientes e operações; Controle e fiscalização de terceiros; Guarda, conservação e expurgo de documentos; Auditoria e controles; Prestação de informações: (a) Conceito de operações automáticas e suspeitas, (b) Detalhamento das operações suspeitas descritas pela Res. 21/2012 e (c) Forma de prestar as informações – avaliações de casos concretos feitas pelo COAF; AVEC: Averiguação Eletrônica de Conformidade – supervisão em bloco; Dúvidas, debates e encerramento.

Serviço

Curso: “Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Formação do Manual”.
Data / Horário: quinta-feira, 3 de novembro de 2016, das 9 às 18 horas.
Carga horária: 8 horas.
Local / Endereço: SINFAC-SP, Rua Líbero Badaró, 425, conj. 183, 18º andar, Centro , São Paulo.
Informações: (11) 3105-0615 ou via e-mail: sinfacsp@sinfac-sp.com.br.
Inscrições: No site do curso.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.