FECHAR

Imprimir
Publicado em 17/05/2018

“SINFAC-SP PARABENIZA” PREMIA MAIS QUATRO EMPRESAS

Na reunião de Diretoria da última terça-feira (15/05), o SINFAC-SP homenageou mais um grupo seleto de players do fomento comercial que está completando múltiplos de cinco anos de atuação.

A primeira agraciada do mês foi a A.D.M. Fomento Mercantil, franqueada da Federal Invest em São José dos Campos, cujos sócios Amilton e Miralda Dalmarco receberam o troféu das mãos do presidente do Sindicato, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Comercial) e do diretor de Novos Negócios, Everaldo Moreira (Valecred Soluções Financeiras).


Amilton e Miralda Dalmarco (ADM Fomento Mercantil), ladeados por Everaldo e Hamilton

Dez anos após a inauguração de sua empresa, Amilton se diz bem mais tranquilo. “Quando você começa a tomar os primeiros calotes, fica com muita vontade de desistir do negócio, mas depois vai superando essas ocorrências e continua no caminho”, argumentou ele, atribuindo boa parte dessa perseverança ao suporte recebido da franqueadora.

Segundo o empreendedor, o diferencial competitivo mais importante da área continua sendo a agilidade, “pois nessa atividade você precisa ser rápido até mesmo para dizer não”, justificou. “Afinal, devemos agir de uma forma diferenciada dos bancos, onde muitas vezes a pessoa chega desesperada precisando levantar dinheiro e, muitas vezes sabendo que não vão dar, eles enrolam 10, 15 dias para passar uma posição. No nosso caso, mesmo se for para recusar a operação, a resposta sai de um dia para o outro”, comparou.

A próxima a ser homenageada foi a Interest Factoring Fomento Comercial, empresa que, há 20 anos, começou no paulistano bairro do Brás, depois transferiu-se para a Avenida Paulista e hoje está no Morumbi.


Elaine Cristina Kalil Blanc (Interest Factoring Fomento Comercial) ladeada por Libanore e Hamilton

Mas suas mudanças não foram apenas de endereço ao longo do tempo. O jeito de analisar crédito, por exemplo, agora é completamente outro. “Antigamente era mais pelos birôs, mas a gente passou a conhecer intimamente o sacado, contando com informações de Google e Facebook”, explicou a sócia da empresa, Elaine Cristina Kalil Blanc.

E as transformações da Interest não pararam por aí. “Quando meu pai iniciou a factoring, não havia nem contrato de fomento. Era tudo muito manual. De lá pra cá, mudaram legislação, operação, tecnologia e o próprio jeito de enxergar o título”, descreveu.

Paradoxalmente, a empresária reconhece não ter-se alterado a estrutura das empresas do setor. “A origem normalmente é familiar, frequentemente composta por ex-bancários, e a mentalidade dos dirigentes também continua a mesma, a exemplo dos departamentos, funcionários e o jeito de operar”, constatou.

“A gente já tinha que estar numa era onde houvesse informação conjunta de títulos entre factorings, como ocorre no BACEN”, acrescentou a empresária, antes de receber o troféu, entregue pelo presidente Hamilton e pelo 2º vice, Marcos Libanore Caldeira (Aquitânia Fomento Mercantil).

Também com duas décadas de atuação, a Plantae If Fomento Comercial, de Presidente Prudente, enviou ao Sindicato seu diretor comercial Nungesses Zanetti Filho para receber o troféu do presidente Hamilton e do diretor Renato Cardili (Aticca – Factoring Fomento Mercantil).


Nungesses Zanetti Filho (Plantae If Fomento Comercial) ladeado por Hamilton e Renato Cardilli

O executivo concorda ter havido vários aspectos de grande evolução no setor, casos da informática e das muitas opções para a análise de crédito. Identifica, no entanto, outros praticamente estacionários, como a própria regulamentação da atividade.

No caso de sua empresa em particular a principal estratégia tem sido apostar na excelência do atendimento, “para que os nossos clientes cresçam e nós acompanhemos esse crescimento, uma política que está dando bastante certo”, comentou.

Perito, mediador e conciliador, Luiz Fernando Dias Lycarion da Trindade poderia muito bem ter ido para o direito, ou então ficar na própria economia, especialidade acadêmica na qual se formou.

Ao invés disso, ele resolveu abraçar o factoring, com o mesmo afinco com que sempre participou do SINFAC-SP, onde orgulha-se por ter sido o associado número um, testemunha ocular da constituição da entidade, onde exerce atualmente o cargo de diretor tesoureiro.

“Em 1991 comprei essa briga, porque o meu cunhado, Anníbal de Freitas, havia sido um dos fundadores do SESCON-SP, nos anos 1940, e me cobrava constantemente a existência de um sindicato para o fomento comercial”, recordou o empresário, juntamente com a esposa e sócia, Eliana Rosalino Lycarion, ao receber o troféu do presidente Hamilton, do 1º vice, Marcus Jair Garutti (Iguassu Fomento Mercantil), e da diretora social e de eventos, Maria Isabel Salviati Camargo (Midas Fomento Mercantil).

Agora, sua Lycarion Factoring Fomento Mercantil completa os primeiros 25 anos de mercado, mais uma marca histórica que esse personagem notório do segmento certamente vai guardar com carinho no seu grande acervo de boas recordações.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.