A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

As informações contábeis são os principais instrumentos de defesa, controle e preservação do patrimônio de uma entidade.

Sem elas, toda entidade fica sem identidade, portanto, sem a mínima condição de planejar e pensar em seu crescimento e em sua organização, inviabilizando muito a realização de qualquer apuração e verificação. Sua falta também poderá fazer com que sócios e administradores respondam tributária, civil e criminalmente por sua inexistência ou omissão.

As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para os usuários internos e externos em geral, dentre os usuários externos podemos citar: os governos, órgãos reguladores, autoridades fiscais, instituições financeiras, clientes e fornecedores, dentre outros, com finalidades e necessidades distintas.

As demonstrações contábeis deverão ser preparadas sob a proteção de uma grande e forte estrutura conceitual e legal. Portanto, não deverá ter o propósito de atender à finalidade ou à necessidade específica de determinados grupos de usuários, e sim, satisfazer as necessidades comuns, espelhando a realidade da entidade, informando a todos os usuários, de forma transparente.

A contabilidade, por intermédio de suas demonstrações, é a grande balizadora para os gestores e administradores das entidades realizarem, com segurança, seus estudos, com fins específicos para a tomada de decisões econômicas e financeiras:

- na decisão de quando comprar ou vender um investimento em ações;

- na avaliação da administração existente, quanto às responsabilidades que lhe tenham sido conferidas, inclusive no tocante ao seu desempenho e à prestação de contas;

- na avaliação da capacidade da entidade em pagar seus empregados e  proporcionar-lhes outros benefícios; 

- na avaliação da segurança, em liquidar e recuperar os recursos financeiros captados e emprestados; 

- na determinação de planejamentos tributários e políticas tributárias;

- na determinação de distribuição de lucros e dividendos aos sócios e acionistas;

- na preparação de subsídio em informação para estatísticas nacionais;

- na regulamentação das atividades da entidade.

Portanto, nos dias de hoje, as funções do contador não se restringem ao âmbito meramente contábil e fiscal, tornando-se, neste nosso mercado de economia complexa, vital para as entidades que necessitam de informações cada vez mais ágeis e precisas, norteando-as quanto à tomada de decisões e definições de metas.

Este profissional vem ganhando destaque no mercado nacional, em razão de sua grande visão na gestão contábil, fiscal, tributária, trabalhista e empresarial, gerando segurança e sucesso para as entidades. Por isso, tenha sempre um bom contador ao seu lado.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais e consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário e mestrando em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI, é consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

(Publicado em 26/03/2019)

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.