ANO NOVO: NOVAS OPORTUNIDADES, NOVAS ATITUDES!

Ano novo é momento ideal para renovar e rever tudo de bom e ruim que passou, para que possamos evidenciar as oportunidades e colocar em prática as atitudes.

a. Nada de crise: somos empresários, nascemos e crescemos no mesmo Brasil, sempre na eterna crise. Conseguimos sobreviver e prosperar neste cenário caótico desde sempre. Negue-se a usar a palavra “crise”, e veja ao redor as oportunidades de novos produtos, novos mercados e modelos de crédito. Atualmente existem milhares de clientes desbancarizados, necessitando das nossas linhas de crédito; o mercado está repleto de novos produtos e o fomento comercial nunca teve taxas tão competitivas, comparadas com as bancárias. 

b. Renove sua carteira: identifique as concentrações perigosas e desnecessárias e saia da zona de conforto. Pulverize o máximo possível os seus recursos, aplicando-os com base na política do “conheça o seu cliente” e, aproveitando que o trânsito está melhor a esta época do ano, renove todos os relatórios de visitas.

c. Demita os clientes “tóxicos”: inicie o ano com uma carteira saudável e com clientes que de fato conhecem e respeitam as regras implementadas pela sua empresa. Saia daqueles clientes que sempre quebram as regras, gerando um risco desnecessário, tumultuando a sua operação. Este tipo nem sempre é o cliente mais rentável.

d. Não deixe o devedor de 2015 mandar este ano na sua empresa: esvazie as gavetas, livre-se das pendências, cheques e duplicatas simuladas, cedentes que não recompram etc. Decida-se pelo ajuizamento ou aproveitamento do prejuízo para fins fiscais. Mas não deixe o devedor mandar na sua empresa, tirando o seu foco sobre as operações, produtos e clientes que realmente importam. A perda faz parte da regra do jogo, e a arte do fomento comercial é fazer mais negócios bons que ruins. Festeje os bons, aprenda e livre-se dos ruins. Cobrar conta com emoção faz mal ao coração e ao bolso!

e. Aproveite o novo relatório de visitas e renove o cadastro e o contrato-mãe: cadastro renovado e bem feito é uma excelente ferramenta para afastar o golpista, que detesta esta movimentação. E renove o contrato-mãe, sempre lembrando que o SINFAC-SP disponibiliza o modelo atualizado, que traz todas as tendências do mercado e da jurisprudência. 

Siga estas dicas e certamente nada acontecerá de mais grave caso você fique preso na crise. Reclamar não adianta, é necessário ter atitude positiva.

Assim, basta desejar um feliz e um próspero 2016 para todos nós!

Alexandre Fuchs das Neves é advogado e consultor jurídico do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.