FECHAR
Com o foco pleno nas operações, às vezes esquecemos os riscos internos e, mais especificamente, cuidados com os nossos colaboradores. O zelo começa já na contratação. É fundamental buscar pessoas com alguma experiência no setor, inclusive com treinamentos continuados e referências profissionais.
Segue, com a produção e a manutenção, em dia, de dois documentos internos sugeridos pelo nosso Manual de PLD/FT – o currículo interno e o perfil socioeconômico.
O currículo interno visa verificar se o colaborador tem capacidade/perfil para atuar na posição que ocupará, analisando em especial os treinamentos anuais realizados.
Já o perfil socioeconômico contém dados relativos à vida financeira e patrimonial do colaborador e sua unidade familiar, sendo renovado anualmente.
Dito isso, monitore:
O e-mail particular não terá seu conteúdo acessado, mas o monitoramento pode ser feito de forma virtual pela empresa, ou seja, controlando o link de acesso de endereços eletrônicos verificando o tempo despendido em determinada página. Cabe também o bloqueio de acesso às páginas na Internet que não estão ligadas ao interesse da empresa ou da atividade profissional (sites pornográficos e Facebook, por exemplo).
E lembre-se: a mesma ética que seu colaborador usa para conquistar clientes e majorar lucros, um dia pode ser usada para outras finalidades, agora dentro da sua empresa!
Alexandre Fuchs das Neves é advogado e consultor jurídico do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.
Texto publicado em 19/01/2017