CONTABILIDADE, FIQUE ATENTO

Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio – o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. Por meio dela são fornecidas aos gestores muitas e importantes informações para a tomada de decisões.

Contempla todas as movimentações existentes no patrimônio de uma entidade, condensadas de acordo com os fatos ocorridos, de forma a serem expressos em relatórios em condições de análise, a fim de nortear o direcionamento da entidade.

A contabilidade é responsável pela escrituração dos livros comerciais obrigatórios, bem como, a apuração dos resultados da operação, sejam eles lucro ou prejuízo.

Realizo inúmeros trabalhos de consultoria em diversos ramos de atividade, dentre eles o Fomento Comercial, a ESC e as securitizadoras, encontrando com certa frequência divergências entre os documentos e as fontes de informações com as escriturações realizadas.

Isto ocorre talvez por inabilidade profissional, por desconhecimento ou falta de atenção, pois é evidente que o registro contábil realizado de maneira diversa, ou distinta de sua forma, sempre levantará a dúvida se este ato foi intencional ou não?

O trabalho de verificação contábil contempla, dentre outros, os seguintes itens:

- dos lançamentos realizados;

- das demonstrações contábeis, sua estrutura conteúdo e forma;

- dos ajustes e regularizações;

- analisar o resultado financeiro e contábil;

- avaliar o fluxo de caixa realizado e a realizar;

- a movimentação do estoque;

- apuração dos custos;

- cálculos e apuração dos tributos;

Faço algumas perguntas:

- Já avaliou os itens citados acima existentes em sua contabilidade?
- Verifica o balanço no mínimo trimestralmente?
- Reuniu-se com seus profissionais de contabilidade para conversar sobre o tema e as operações de sua empresa?

Precisamos estar sempre alertas para identificar a capacidade técnica do profissional de contabilidade que nos assiste, orienta e ensina o rumo a ser seguido em nosso tão difícil dia a dia.

Procurem estar sempre mais próximos de suas informações contábeis e financeiras, além de acompanhar relatórios, balanços e balancetes emitidos, periodicamente, a fim de distinguir se há distorções ou mesmo ajustes necessários a serem realizados, tanto internamente na empresa, como no profissional que lhe assiste.

O ônus e o incômodo de uma fiscalização, e consequentemente de um auto de infração, são única e exclusivamente de responsabilidade dos sócios da empresa Portanto, quem contrata ou emprega um profissional da área contábil sem conhecimentos ou capacidade técnica para exercer esta função corre grandes riscos em transitar por ruas escuras e mal sinalizadas.

Fiscalizar, acompanhar e sempre estar atento a esta área tão importante de sua empresa não é mais um capricho, e sim, uma grande necessidade para um empresário que busca o sucesso e para uma empresa que deseja crescer e expandir seus negócios.

Fica o conselho: fiscalize sempre suas informações contábeis e financeiras.

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais, consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em contabilidade e direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI. É consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP (Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo), palestrante da ANFAC (Associação Nacional do Fomento Comercial) e membro da 5ª Seção Regional do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

(Publicado em 17/11/20)

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.