Disco arranhado ou regras claras e boas práticas nas operações?

 

Publicado em 13/07/2023

Por Alexandre Fuchs das Neves

 

Os  operadores reclamam  que alguns eventos são repetitivos, que já foram feitos e que não precisam mais assistir determinados treinamentos, sejam básicos ou avançados. Como um disco arranhado, repetimos e repetiremos sempre alguns treinamentos necessários para atender as boas práticas de mercado, mantendo assim a regularidade, as operações e, o mais importante, a segurança e proteção dos nossos recursos.

Notadamente, acabamos por recepcionar, ainda:

a) Cadastro faltando dados
b) Contrato social que não foi “batido” com o atualizado da Junta Comercial
c) Consulta nos restritivos e nos TJ´s  desatualizados
d) Patrimônio: matrícula de imóveis igualmente desatualizadas
e) Contratos mãe com qualificação errada
f) Falta de assinaturas
g) Contratos híbridos (algumas assinaturas digitais ou eletrônicas, e outras físicas)
h) Protestos realizados sem a documentação hábil para evitarmos uma ação por danos
i) Não verificação do endividamento
j) Inobservância do aumento do prazo médio e/ou embarque
k) Aumento das recompras
l) Não verificação do fato gerador das recompras

Esta repetição de treinamentos, embora pareça enfadonha num primeiro momento, deve levar em conta a rotatividade de funcionários, o ingresso de novas empresas no mercado ou até mesmo a pressão da concorrência, que pode nos levar a afrouxar nossas regras.

Aliás, regras com exceções é o mesmo que não termos regras, e mais, o cedente deve saber claramente as minhas regras e quais as políticas de consequências caso elas não sejam cumpridas.

Evidente que existe flexibilidade, o que é normal do jogo, mas não é este o objetivo do presente. Estamos claramente falando de etapas que não podem ser esquecidas/suprimidas, seja pela concorrência ou por desconhecimento da equipe, caso contrário poderemos enfrentar uma demanda judicial com enorme fragilidade.

Bom, esta é a arte do atleta, transferida para o profissional: treinar sempre. Um dia sem treino, um dia menos capaz de enfrentar as regras, a concorrência, a capacidade de crescer e a proteção dos nossos recursos. Por isso o disco arranhado: repetindo insistentemente o mantra das regras das operações, dentre outras.

 

Alexandre Fuchs das Neves é advogado e consultor jurídico do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo e da ABRAFESC.

 

 

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.