FLUXO DE CAIXA PARA AS EMPRESAS (PARTE 3)

Controlar o fluxo de caixa não é tão simples assim. Trata-se de um dos demonstrativos mais importantes para qualquer gestor financeiro. Além de fornecer informações essenciais sobre a saúde financeira da empresa, ele também possibilita uma série de análises que podem ajudar na tomada de diversas decisões.

Engana-se quem acha que simplesmente controlar as entradas e saídas é suficiente para ter boas análises e administrar a área financeira sem problemas. Para chegar nesse nível existe uma série de providências e informações sobre fluxo de caixa que podem ajudar os gestores financeiros a tirar o melhor proveito dessa ferramenta.

Use a tecnologia em seu favor

Apesar de o fluxo de caixa ser essencial, muitas empresas ainda não têm qualquer tipo de controle financeiro. Se esse é o seu caso, repense rapidamente, porque não saber o que está acontecendo com as suas finanças pode te levar a tomar decisões bastante ruins.

Uma das melhores formas de controlar sua área financeira, com relativo pouco trabalho, é utilizando planilhas ou sistemas profissionais, que facilitam muito a vida dos gestores.

O único trabalho é preencher os lançamentos de entradas e saídas da planilha. Fora isso, só é preciso realizar análises dos resultados obtidos automaticamente.

Categorize suas informações financeiras

Se você já tem uma ferramenta que auxilie no controle financeiro, precisa pensar em quais informações são importantes para a sua empresa controlar. Nesse sentido, categorizar informações vai te levar mais perto de boas análises.

Particularmente, acredito que existam três itens essenciais para uma boa organização:

Plano de contas: permite análises de quais grupos de receitas ou despesas são mais relevantes.

Formas de pagamento: mostra se algum meio de pagamento é mais importante.

Centros de custo: facilita o acompanhamento de áreas da empresa que possuem receitas e despesas.

Se, ao fazer os lançamentos de entradas e saídas, você também registrar os grupos no planos de contas, conseguirá fazer análises mais aprofundadas.

Acompanhe entradas e saídas periodicamente

Faça um acompanhamento diário, tente entender quais são os dias melhores ou piores (em termos de resultados) para que as boas práticas sejam recorrentes e o que estiver de errado seja corrigido rapidamente.

Caso a recorrência de vendas e gastos da sua empresa não seja diária, adote uma periodicidade de acompanhamento que faça sentido para o seu negócio. Pode ser semanal, quinzenal ou até mensal. Mais do que isso não é recomendável, pois afastaria a execução de uma boa análise.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

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