GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO PARA SUA EMPRESA

A palavra comunicação significa “ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar informações”.

A comunicação foi e será sempre imprescindível para a humanidade, fundamental para a evolução da sociedade ao longo dos tempos.

Podemos dizer que a comunicação é a transferência da informação por intermédio de um determinado canal, realizado entre o emissor e o receptor.

A tarefa de todo emissor é levar, da melhor forma possível, a comunicação ao seu receptor, considerando seus objetivos em transmitir a informação com os seguintes requisitos: formalidade, celeridade, relevância e eficácia.

Portanto, a comunicação deve ser clara para que tenha o efeito esperado, não bastando somente transmitir uma informação, mas fazer com que a entendam.

É comum, em nosso cotidiano, encontrar informações gerando a não comunicação, por não ter clareza ou conter expressões incorretas.

Realizar a gestão da comunicação nas empresas é um dos pontos importantes de sinergia entre toda sua operação, contribuindo imensamente para a conquista de melhores resultados.

Falhas na comunicação nas empresas geram uma série de desgastes:

- Desalinhamentos.

- Atrasos em prazos programados.

- Falta de clareza.

- Dificuldade em atingir metas ou demandas.

- Desmotivação.

Profissionais que não se comunicam de forma correta acabam perdendo completamente o foco, elevando o risco de erros e de retrabalhos – um prato cheio para se colecionar insucessos.

A gestão da comunicação organizacional define regras para:

- Integrar os setores da empresa, ajustando e aprimorando a comunicação entre todos os departamentos.

- Garantir a melhora da empresa quanto ao relacionamento com os seus públicos (interno e externo).

- Estabelecer um equilíbrio entre a comunicação interna e a comunicação externa.

Comunicar-se com correção traz mais confiabilidade. Assim, com todas as novas tecnologias de comunicação e informação disponíveis, além do aumento da competitividade comercial, é essencial investir em comunicação para manter-se como destaque em seu segmento de mercado.

Faça a gestão de comunicação em sua empresa, pois ela é uma importante ferramenta estratégica de planejamento e está diretamente ligada À obtenção de melhores resultados, motivando e inspirando todos os envolvidos a buscar atingir as metas traçadas.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais e consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário e mestrando em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI, é consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

(Publicado em 22/08/2019)

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.