Gestão do Departamento Pessoal

Publicado em 04/07/2024

Por Marco Antonio Granado 

 

Ter uma gestão do departamento pessoal é de suma importância, sendo fundamental para o sucesso de sua empresa. Nesta estrutura operacional, podemos observar a grande atenção e aplicação técnica na gestão dos empregados, administrando e gerenciando:

a)  as admissões e registros;

b)  a folha de pagamento;

c)  as férias;

d)  as rescisões;

e)  a marcação do ponto;

f) os afastamentos;

g) os benefícios;

h) os atestados;

i) o passivo trabalhista;

j) dentre outros.

Assim, desenvolve e gerencia todas as questões legais e burocráticas, tendo como objetivo preservar os direitos dos empregados bem como os da empresa, cumprindo à risca todas as normas trabalhistas e suas atualizações e normas complementares.

Faz o controle dos empregados desde a sua admissão na empresa, gerando uma série de documentos, tais como: contratos, registros, etc., documentação esta que deve ser emitida e recebida, acompanhando assim, toda a vida dos empregados que laboraram e sua empresa, sendo nele realizado todas as tarefas desde a admissão até a rescisão.

Isso significa que este setor é responsável por gerar e manter todos os papéis em perfeita ordem, garantindo a efetivação das normas trabalhistas e seu respeito aos critérios definidos pelo governo.

O departamento pessoal tem como objetivo estudar e manter-se atualizado de toda legislação trabalhista vigente e, por sua vez, mantê-la em ativa aplicação e constante, a fim de evitar passivos trabalhistas desnecessários, que poderão refletir juridicamente e economicamente muito negativa em relação a empresa.

Sua atividade requer o manuseio de softwares e aplicativos específicos, demanda uma série de atualizações de regulamentos e leis frequentemente, administração e controle de um número grande de documentos físicos e seus arquivos, que devem ser muito organizados, em razão da condição de serem acessados e consultados por um prazo máximo de 20 anos, conforme determina sua regra legal.

Tratando corretamente todos os documentos trabalhistas, originados neste trabalho árduo e técnico, que compreende vários tipos de controles, mantendo-os em um cronograma que atendam às necessidades da empresa perante os órgãos públicos fiscalizadores, bem como, seus arquivos de forma adequada e organizada, como determina a legislação, estando em perfeita ordem todo este conjunto de documentos.

Tem a atribuição de realizar a emissão de guias e declarações diversas determinadas por órgãos públicos, e assim, manter regularizada sua empresa, evitando a presença do fisco, cumprindo normas, evitando processos trabalhistas. Ele também faz o contato da empresa com vários órgãos públicos, tais como: Sindicatos, CEF, Receita Federal, Ministério do Trabalho, dentre outros.

 

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.
 

 

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.