GOVERNANÇA CORPORATIVA, UMA IMPORTANTE TAREFA

A prática da governança corporativa está cada vez mais difundida nas empresas que buscam atingir o sucesso. Por meio dela, adquirem maior competividade, porque conseguem direcionar suas estratégias para obter resultados positivos para um sólido crescimento.

A governança corporativa é um sistema em que são envolvidos sócios, conselho de administração, diretores, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas, para dirigir, monitorar e incentivar a sua gestão.

Ou seja, cria-se um conjunto de boas práticas, pautado pela ética, que direciona a gestão da empresa.

A governança preocupa-se com os stakeholders, enquanto a administração é voltada basicamente para a gestão interna das empresas.

Tem como base:

- Transparência

- Equidade

- Prestação de contas

- Responsabilidade corporativa

Ela ajusta e harmoniza os desejos de todas as partes envolvidas, gerando atitudes que aprimoram a gestão, sendo fonte importante para a tomada de decisão, trazendo transparência e credibilidade, em uma convivência saudável de todos os capitais da empresa

A aplicação deste sistema se baseia em oito elementos “P”, sendo eles:

- Propriedade

- Princípios

- Propósitos

- Papéis

- Poder

- Práticas

- Pessoas

- Perenidade

Mas devemos prestar bem atenção:

Uma governança rígida dificulta a gestão, retirando a autonomia do gestor, dependendo de decisões de outras pessoas.

Uma governança fraca poderá gerar uma gestão tendenciosa, em que os interesses pessoais sobrepõem-se aos da empresa.

Portanto, encontrar o equilíbrio é a melhor forma de aplicá-la, tendo em vista sua importância e necessidade.

Benefícios

- Transformar os princípios, as missões, os valores em ações concretas e efetivas.

- Ter harmonia quanto aos interesses stakeholders, e os gestores da empresa na definição dos objetivos estratégicos.

- Tomada das decisões estratégicas com transparência e motivação.

- Garantir a longevidade econômica de forma sustentável.

- Ter uma gestão organizacional de qualidade, facilitando a proximidade entre os recursos e as fontes de financiamento para o crescimento.

- Aprimoramento da imagem e valorização de sua marca.

- Melhoria na escolha de herdeiros e administradores, nas empresas familiares.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais e consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário e mestrando em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI, é consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

(Publicado em 27/08/2019)

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