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Toda empresa deve fazer uma análise minuciosa de seu atual cenário diante do mercado, como um parâmetro para determinar as ações a serem realizadas, objetivando atingir o sucesso nos negócios.
O termo SWOT é composto pelas primeiras letras das palavras, em inglês: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), sigla que é chamada carinhosamente no Brasil por FOFA.
Com a matriz SWOT, ou FOFA, podemos, ao observar o ambiente interno da empresa, definir as forças e fraquezas, vislumbrando a condição de aproveitar as oportunidades, evitando as ameaças existentes do ambiente externo da empresa.
Chamamos de ambiente interno todas as circunstâncias em que a empresa pode agir e ter controle:
- Forma de contratação dos empregados
- Tipo de bens de produção
- Cultura organizacional
- Tecnologia a ser utilizada
- Quando realizar investimento
- Se deve ter filiais
Controlar o ambiente interno condiciona a empresa a perceber suas forças e fraquezas.
Chamamos de ambiente externo todas as circunstâncias fora do controle da empresa:
- Crises econômicas
- Variações abruptas do câmbio e dos juros
- Normas legais
- Crises políticas
- Conflitos civis ou militares
A matriz SWOT permite que gestores e empresários tenham uma visão geral dos pontos positivos e negativos nos dois ambientes.
Um passo a passo da matriz SWOT:
a) Defina suas forças
b) Aponte suas fraquezas
c) Liste suas oportunidades
d) Enxergue as ameaças
Obtendo estas informações, consegue-se determinar a estratégia a ser utilizada na gestão da empresa, sendo fundamental entender quem somos para aproveitar da melhor forma todas as oportunidades que surgirem e evitar possíveis problemas que impeçam seu negócio a obter sucesso.
A matriz SWOT para empresas dá a possibilidade de um desenvolvimento seguro, diante dos desafios e armadilhas que o mercado competitivo e exigente oferece.
Pense na possibilidade de realizar a matriz SWOT em sua empresa, pois o uso dessa ferramenta fortalecerá sua visão de gestor, trazendo informações desconhecidas e fortalecendo as já conhecidas. Portanto, não deixe de estudar esta possibilidade.
Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais, consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em contabilidade e direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário, mestrando em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI. É consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP (Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo), palestrante da ANFAC (Associação Nacional do Fomento Comercial) e membro da 5ª Seção Regional do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).
(Publicado em 14/07/20)