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Publicado em 21/06/2022
Por Marco Antonio Granado
Muitos gestores não entendem todos os custos a serem considerados na hora de cobrar por um produto e/ou serviço, confundindo estas informações, mensurando indevidamente seus custos.
Porém, para construir o preço de venda realmente ideal, é preciso considerar corretamente todos os seus custos, os padrões de mercado, a margem de lucro desejada, a percepção de valor dos clientes e outros fatores.
O preço, do latim pretium, é o valor pecuniário estimado de uma coisa ou valor monetário que vale algo; o equivalente de uma coisa, sendo a expressão monetária do valor.
Precificação significa “ato de determinar um preço”, mas seu sentido é muito mais complexo no mundo dos negócios, porque muitos empreendedores não entendem todos os custos a serem considerados na hora de cobrar por um produto e/ou serviço.
Precificar considerado um dos processos mais desafiadores para donos de pequenas empresas, movendo com a essência de sua operação.
Muitos gestores têm como hábito e prática estipular um preço com base apenas na concorrência, sendo este um erro mortal para seu negócio.
Definir o preço de venda de forma correta transita em praticar preços coerentes com o mercado, satisfazer seus clientes e garantir um bom faturamento para cobrir os gastos da empresa e ainda gerar lucro.
Calcular a formação do preço de um produto ou serviço deve considerar alguns fatores, tais como o investimento realizado para criar e/ou oferecer a mercadoria, ou para que o serviço seja executado, desta forma, um dos desafios dos gestores é controlar e mensurar o investimento realizado na operação, mas também ser justo na mensuração de sua mensuração e inserir a taxa de retorno deste investimento, sendo compatível com o desejo de remuneração a ser realizada por seu público-alvo. Ainda devemos refletir e controlar para que não existam muitos custos, sendo importante que o valor final apresentado aos seus clientes não seja abusivo e que não seja inferior a soma de todos os custos incorridos.
Existe também a necessidade em conhecer a concorrência, a realidade da população na qual seu negócio está inserido e todos os sacrifícios realizados para a produção ou aquisição, bem como os eventuais descontos a serem concedidos.
As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes.
Muitos gestores afirmam que fixam os preços a partir do custo mais margem.
A precificação serve basicamente para atrair clientes. Saiba que essa etapa tem vários outros propósitos e pode decidir o futuro do seu negócio.
Devemos satisfazer o consumidor com um preço, estudando e mensurando corretamente nossos custos, para que o preço de venda se ajuste ao bolso do cliente, determinando desta forma uma das razões fundamentais para ele tenha interesse e potencialidade em comprar nossos serviços, produto ou bem de nossa empresa.
O preço também é uma forma de dizer ao mercado a que tipo de cliente sua empresa pretendendo obter em sua carteira, definindo desta forma alguns de seus padrões e critérios, por intermédio de sua definição de preço de venda.
O preço de venda tem a probabilidade de enfrentar diretamente a concorrência. Uma boa política de preços possibilita ao gestor da empresa saber até onde pode ir nos descontos para se manter competitivo.
O mais importante na gestão do preço de venda é melhorar os resultados da empresa, com um preço de venda adequado, gerando os lucros desejados e desenvolvimento da empresa, crescendo conforme seu planejamento estratégico. Enquanto uma definição equivocada pode até levar à quebra, tendo que encerrar suas atividades empresariais.
Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.