FECHAR
A Selic bateu novo recorde de baixa, chegando à casa dos 4,25% ao ano, apontando para uma queda ainda maior das taxas praticadas no nosso mercado, inclusive nas operações ofertadas pelos grandes fundos de investimento, cuja carteira somente tende a crescer, diante da igual queda nas taxas de aplicações convencionais.
Não é de hoje que advertimos sobre a perda de clientes, não apenas pelas taxas, mas por falta de serviços e novos produtos, na onda proporcionada, em parte, pela evolução dos mercados, mas também pela agenda do BACEN, que também tem buscado novas alternativas de acesso ao crédito barato, bancarização e democracia nas operações.
O relacionamento com o cliente moderno deve ultrapassar o modelo tradicional e desgastado da duplicata, devendo chegar à oferta de serviços financeiros, como a bancarização via IP – Instituição de Pagamento, uma correta e legal terceirização da tesouraria, real vantagem na matéria-prima e insumos, entre outros
Com relação aos produtos, atualmente conseguimos, além da bancarização do cliente e, eventualmente, da sua cadeia de colaboradores e fornecedores, atender demandas de capital de giro via Cédula de Crédito Bancário, que se presta para regular qualquer modalidade de crédito, desde o já mencionado capital de giro, passando pelo crédito ao consumidor e chegando ao consignado privado.
Outras tendências de mercados, como a antecipação de recebíveis oriundos de locação imobiliária, a operação pelo critério da globalidade e mesmo o chamado “sacado âncora”, despondo na gama de ofertas disponíveis para o setor.
O SINFAC-SP, atento às necessidades do nosso mercado, sua modernização e ampliação de oportunidades, não tem poupado esforços na busca de novos e melhores parceiros que possam auxiliar na manutenção e no crescimento do setor.
Fique atento! Ninguém é obrigado a ganhar mais, mas dificilmente ganharemos mais fazendo a mesma coisa!
Alexandre Fuchs das Neves é advogado e consultor jurídico do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.
(Publicado em 06/02/20)