TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM EVIDÊNCIA

A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica para todos os gestores empresariais, pois estimula a adoção, a partir da visão sistêmica do empreendimento, de conceitos e práticas disseminados mundialmente.

De forma sucinta, podemos defini-la como série de ações direcionada ao controle de processos organizacionais, permitindo a melhoria de produtos e serviços, certificando-os quanto às expectativas, à satisfação e às necessidades dos clientes.

A Tomada de Decisão Baseada em Evidência é um dos princípios da gestão da qualidade citados pela Norma ISO 9001, e visa a tomada de decisão com base na análise e avaliação de dados e informações, aprimorando e aperfeiçoando os resultados desejados.

Por acaso, em sua gestão empresarial, alguma vez você esteve diante de um processo de tomada de decisão sem informações claras sobre o assunto, e a medida tomada não trouxe o resultado desejado? 

O gestor empresarial toma decisões a todo instante, ou seja, este é um processo importantíssimo na empresa, porque sem decisões é simplesmente impossível desenvolver e colocar em prática novos projetos, consertar o que necessita ser consertado, desenvolver planos futuros, bem como buscar o crescimento da companhia. 

Tomar decisões nem sempre decorre de uma certeza objetiva, sendo um processo bem complexo, envolvendo diversas espécies de origens de entradas, que devem ser interpretadas, sendo às vezes subjetivas.

Neste caso, não podemos ficar desatentos às informações existentes, analisando os fatos e informações e buscando evidências e dados que levem a uma maior objetividade e confiança nas resoluções definidas. Quais são os benefícios a serem conquistados e as ações realizadas na Tomada de Decisão Baseada em Evidências?

Benefícios

- aperfeiçoamento dos processos de tomada de decisão;

- evolução na avaliação de desempenho do processo e na capacidade para alcançar os objetivos;

- desenvolvimento da eficácia e eficiência operacionais;

- ampliação da visão quanto à capacidade de analisar criticamente, desafiar e mudar opiniões e decisões;

- melhoria da capacidade de demonstrar a eficácia de decisões anteriores;

- redução no volume de retrabalhos;

Ações

- definir, mensurar e acompanhar os indicadores essenciais que possam comprovar o desempenho da organização;

- oferecer dados e informações necessários, de forma completa, objetiva, precisa e confiável, para as profissionais que delas necessitam;

- utilizar, analisar e avaliar dados e informações usando métodos adequados;

- certificar-se da competência dos profissionais que analisam e avaliam as informações existentes;

- tomar decisões baseadas em evidências, executando ações equilibradas e precisas, buscando minimizar seu erro.

Portanto, a tomada de decisões é uma tarefa que exige fundamento em dados e informações precisas, para que possamos ter foco na qualidade e evolução da sua empresa.

Melhore seus processos, pare de apagar incêndios em sua empresa e busque a forma correta de decidir.

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais, consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em contabilidade e direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI. É consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP (Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo), palestrante da ANFAC (Associação Nacional do Fomento Comercial) e membro da 5ª Seção Regional do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil

(Publicado em 1º/12/20)

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