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Publicado em 11/04/2023
Por Marco Antonio Granado
Valuation, traduzido do inglês significa: "Avaliação de Empresas".
A partir do momento que o empresário sabe o valor de sua empresa, conhecerá os aspectos positivos e negativos do seu negócio, possibilitando a tomada de decisão mais precisa e segura.
Uma empresa pode ser avaliada em diversas ocasiões e por diferentes motivos:
a) para fins contábeis;
b) depois da realização de uma transação ou aquisição;
c) em processos judiciais;
d) outras situações em que os bens precisem ser divididos.
Os responsáveis por fazer o valuation analisam os vários componentes da empresa e estimam o valor monetário dos seus ativos intangíveis, entre eles a própria marca, o relacionamento com o cliente e a tecnologia.
Seu cálculo se apoia em números e resultados oriundos da operação da empresa, envolvendo complementarmente certa subjetividade em relação à definição de argumentos e escolha de fontes de dados, sendo assim, o resultado dependerá da lógica aplicada nas decisões do empreendedor e da percepção do próprio mercado em relação à empresa.
Sua implantação substanciada em um diagnóstico completo sobre a situação financeira da empresa e do setor em que ela atua, permitindo entender:
a) o comportamento em relação aos concorrentes;
b) as falhas de atuação;
c) e identificar os riscos dos diferentes cenários de investimento.
Existem três formatos de aplicação do valuation nas empresas:
a) fluxo de caixa descontado - FCD;
b) múltiplos de Mercado;
c) valor Patrimonial.
Sendo eles:
Fluxo de Caixa Descontado - FCD
Considerado mais completo, conseguimos verificar tanto os ativos tangíveis quanto os intangíveis da empresa, sendo utilizados dados relativos aos investimentos realizados em seus ativos operacionais, seu custo de capital e os riscos envolvidos no empreendimento, buscando conhecer os riscos e sua capacidade de gerar caixa no longo prazo, realizando análise de projeção dos próximos anos, variando conforme o resultado histórico das receitas.
Analisa também os fatores externos como base para sua avaliação, sendo eles:
a) momento econômico;
b) consumidores;
c) concorrência.
Sua implantação é desenvolvida em três etapas:
a) estimativa do fluxo de caixa;
b) determinação de uma taxa de desconto;
c) resultados.
Múltiplos de Mercado
Nesse caso, a avaliação da empresa é construída levando em consideração o mercado em que ela está inserida, sendo possível avaliar a expectativa de retorno desejada pelo mercado para um determinado grupo de ativos, desta forma, empresas com características semelhantes, como porte e setor, são analisadas de forma comparativa com a empresa em questão.
O método de cálculo utiliza o Múltiplo EBITDA, não sendo apreciado o formato de gestão e competitividade das empresas analisadas.
Valor Patrimonial
Considera como avaliação a estimativa de valor do patrimônio líquido de uma empresa, desta forma, o Valor Patrimonial é o valor líquido total movimentado pela empresa até o momento da avaliação.
As demonstrações contábeis é sua base a coleta de informações, somando todos os ativos circulantes e não circulantes, subtraindo todas as obrigações de seu passivo circulante e não circulante da empresa.
Portanto, identificar o valor de sua empresa é uma ferramenta importante de gestão, especialmente se quiser atrair e conquistar investidores, ou planejar sua gestão, identificando desta forma, melhores oportunidades para agregar valor ao seu negócio.
Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.