Valuation: conheça o método de apuração do valor da sua empresa

Publicado em 16/04/2024

Por Marco Antonio Granado 


Vou compartilhar neste artigo o que aprendi e continuo aprendendo ao passar por interessantes experiências, ao realizar trabalhos de consultoria empresarial, com objetivo de determinar o valor de uma empresa. 

Inicialmente, faço as seguintes perguntas:
 
a)    você sabe qual é o valor de sua empresa?
b)    você saberia avaliar ou calcular o valor de sua empresa?

Com muita frequência, recebo consultas de empresários para desenvolver um trabalho para determinar o valor atual estimado de sua empresa. Esta consulta ocorre quando eles estão sendo sondados por terceiros querendo investir ou em adquirir parte ou a totalidade de suas quotas dentro da empresa, ou somente para que o próprio empresário se norteie em relação ao valor atual estimado de sua empresa, a fim de que possa planejar não somente quanto ao futuro, como seu horizonte como sócio e empreendedor.

Tenho a certeza de que é muito interessante o empresário ter esta informação. Ajudará muito na determinação e elaboração de metas para a empresa, bem como de seu crescimento e sua projeção de rentabilidade dos lucros a serem auferidos e distribuídos aos sócios, além de ser um grande referencial para saber se os objetivos de valorização da empresa estão sendo atingidos.

Neste caso específico, estamos falando de empresários proprietários de médias e pequenas empresas, pois nas grandes companhias já existem profissionais que obtém estas informações quase que instantaneamente, por métodos já determinados internamente, que constantemente são aprimorados com altíssimo grau de sofisticação e precisão, incrementado por sua própria tecnologia da informação.  

O método mais comum para apuração deste valor está norteado pelo conceito de VALUATION, que pode ser dividido em quatro etapas:

a)    estimar o fluxo de caixa, projetando a empresa no médio prazo;
b)    definir uma taxa de desconto;
c)    calcular o valor dos ativos da empresa (bens e direitos);
d)    trazer os resultados projetados para o valor presente.

Este método evidencia claramente e detalha todos os valores nele trabalhados, como também  o seu conteúdo e seu critério de apuração, de forma objetiva e transparente, levando claramente ao seu entendimento quanto ao auferido como referencial para o valor de uma empresa. 

Mesmo assim, ao concluir o trabalho da determinação do valor referencial de uma empresa, este valor não deve ser considerado absoluto, como já comentamos anteriormente. É uma referência para o início de uma conversação entre o vendedor e o comprador. Lembrem-se, ainda haverá várias arguições por parte do comprador, que tentará por outros métodos ou mesmo informações de mercado, reduzir o valor em questão.

Neste trabalho, o contador de sua empresa terá um papel importante, juntamente com o consultor que o desenvolve, pois a empresa que possui uma bom contador terá preciosas e reais informações em sua contabilidade, o que favorecerá para que esta apuração do valor de sua empresa seja cada vez mais fiel a sua realidade, pois sua contabilidade deverá estar sobre firme atuação, mantendo de forma rígida todos os controles de suas operações, sendo implementada e  adequando-se sempre as normas da International Financial Reporting Stadards (IFRS) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC’s) ou do NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, e não apenas um simples registro de suas operações  financeiras.


Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.
 

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.