DUPLICATA ESCRITURAL – EDITAL BACEN 74/2019 - SEDE

17/02/2020 | 04 horas - 09h00 às 13h00 | Encerrado

Docente

Alexandre Fuchs das Neves

Consultor Jurídico da ABRAFESC, SINFAC-SP, Sinfac-SC e Sinfac-RS Especializando em Direito Digital pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Direito Bancário, Instrutor PLD/FT e Compliance, Certificado Compliance I  e II – ABBC , Estruturador de Instituições Financeiras, Membro do IPLD  - Instituto dos Profissionais em Prevenção a Lavagem de Dinheiro

 

Programação

No laudo que sugere a legalização da duplicada não preformada - mudanças no mercado – entenda os reflexos da Lei 13.775/2018. O que é escrituração e quais as IMF homologadas?

BACEN regula crédito, então o normativo vai atingir todo o mercado de duplicatas, como enfrentar a modernidade, com a implementação legal da duplicata escritural?

O que muda com a CCB escritural?

Quais as IMF´s estão autorizadas pelo BACEN para a atividade de escrituração e como farão o split de pagamento das duplicatas?

Quais as regras a serem ajustadas e os benefícios que a nova ferramenta nos traz?

  1. Duplicata – conceito – forma vinculada – cartularidade
  2. Evolução  - despapelização – Lei dos Protestos – assimetria de formas
  3. Diferença entre documento digital e digitalizado
  4. Entendimento da jurisprudência
  5. Outros títulos de crédito que existe somente em ambiente digital
  6. A prova no processo judicial: e-proc e Novo Código de Processo Civil
  7. Forma escritural: o que  muda?
  8. A duplicata de papel ainda existirá, mas...
  9. Diferença entre registro e escrituração.
  10. CCB Escritural
  11. Duplicata Escritural
  12. Audiência Pública BACEN
  13. Conceitos que a norma pode trazer e a legalização da duplicata não performada.
  14. Sacado que não paga para terceiros
  15. Contrato com as escrituradoras – acesso ao Fisco
  16. Agenda de duplicatas poderá ser publicizada?
  17. Split de pagamento
  18. Convenção entre as Intraestrutura do Mercado Financeiro:
    1. Emissão
    2. Devolução
    3. Endosso
    4. Aval
    5. prova de pagamento.

11.  Extrato do título: funções

12.  Vedação de oposição ao pagamento para terceiros

13. Escrituradora:

  1. Conceito
  2. função
  3. quais estão autorizadas?
  4. Interoperacionalidade
  5. monitoramento e propriedade da duplicata .

 

14. Dúvidas e debates.

 

Local

SEDE SINFAC-SP

Rua Líbero Badaró, 425 – conj. 183 – 18º andar

Centro – São Paulo – SP

01009-000

Objetivo

Compreender  novo conceito de duplicata e CCB escritural, com a unificação de emissão, endosso, aval e demais atos, tudo em ambiente eletrônico, a função da registradora, IMF´s autorizadas pelo BACEN e os avanços e garantias que a ferramenta traz para o nosso setor

 

A quem se destina

Sócios, investidores, diretores, operadores, advogados, administradores, gestores, consultores que atuem nos setores representados

 

Investimento

Custo de R$ 400,00 para não associado.

Para associados, há desconto de 2 créditos.

Doação de Lenço umedecido, sabonete líquido, pomada de assadura e creme dental, que será doado para a AbraceSolidário, instituição de Campinas

Informações Adicionais

  1. Os cursos e palestras são oferecidos gratuitamente aos associados do SINFAC-SP. Consulte as condições de associação.
  2. ATENÇÃO: Favor adicionar o domínio @sinfac-sp.com.br como contato confiável evitando bloqueio das mensagens de e-mail pelo servidor de sua empresa.
  3. O SINFAC-SP estipulou um Sistema de Créditos que concede pontos que podem ser utilizados nos cursos e palestras e consultoria jurídicas e contábeis. O regulamento pode ser conhecido CLIQUE PARA ACESSAR O ARTIGO
  4. Preencha o formulário de pré-inscrição. Você deverá receber um e-mail confirmando sua pré-inscrição nos minutos seguintes a realização da mesma. Caso não receba, entre em contato.
  5. A confirmação de sua inscrição seguirá nesse mesmo e-mail em até 3 (três) dias úteis antes do início do evento.
  6. Em caso de não recebimento do e-mail de confirmação, favor entrar em contato com o SINFAC-SP (11) 3105-0615.
  7. Reservamo-nos o direito de reprogramar ou suspender este evento, caso não atinja o número mínimo de participantes necessários à sua realização.
  8. Solicitamos que o cancelamento da participação na palestra seja informado com até 48 horas de antecedência. O não comparecimento acarretará nas penalidades descritas no Sistema de Créditos.

Informações: (11) 3105-0615 ou pelo e-mail: eventos@sinfac-sp.com.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Inscrições Encerradas

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Sobre o Sinfac-SP

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