FECHAR

Imprimir
Publicado em 19/09/2017

“10º SIMPÓSIO” DO SINFAC-SP RETRATA EVOLUÇÃO DOS DEBATES SOBRE A ATIVIDADE

Marcada para o dia 29 de setembro, a 10ª edição do “Simpósio dos Empresários de Fomento Comercial do Estado de São Paulo” será o maior evento já promovido pelo SINFAC-SP, pois são esperados 350 participantes (acesse a programação).

Este público, que assistirá palestras com o jornalista Gaudêncio Torquato, o filósofo Mario Sergio Cortella (foto acima), o desembargador Nelson Schafer, a advogada Ana Tereza Basilio e o empresário e diretor do SINFAC-SP Marcio Lima Gonçalves, é sete vezes maior do que o registrado no dia 7 de novembro de 2008, quando a entidade estreou este importante fórum de debates sobre os temas que afetam diretamente o fomento comercial.

À época, o “I Simpósio” adotou o lema “A Crise Internacional e seus Reflexos na Economia Brasileira”, em função de o país, naquele momento, estar vivendo uma grave recessão gerada pela crise financeira internacional.

Maílson da Nóbrega

Pouco mais de 50 empresários reuniram-se na FECOMERCIOSP e assistiram às palestras do economista e ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, da deputada estadual Célia Leão e do consultor jurídico da entidade, Alexandre Fuchs das Neves.

2009

Mais encorpado, o “II Simpósio dos Empresários de Fomento Mercantil – Factoring do Estado de São Paulo” recebeu 150 pessoas nas dependências da FECOMERCIOSP, entidade parceira que até hoje sedia o evento.

Marca do encontro realizado no dia 8 de outubro, a palestra sobre política e economia ficou a cargo do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, que falou sobre a crise econômica internacional e os seus reflexos no Brasil.

Então presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento no Estado de São Paulo (SESCON-SP), o empresário contábil José Maria Chapina Alcazar ministrou palestra sobre o Sped nas empresas, com destaque para as particularidades envolvendo a atividade do fomento comercial.

Os empresários do setor também curtiram a palestra motivacional de Silvio Acherboim, especialista em treinamentos empresariais e desenvolvimento de pessoas.

2010

Realizado no dia 29 de setembro, sob a coordenação do então presidente Luiz Carlos Casante (Viacred Fomento Mercantil), o “III Simpósio” foi marcado pela robustez dos temas tratados, como as diferenças existentes entre os regimes civil e cambiário, tratado pelo advogado Fábio Ulhoa Coelho, que viria a ser, anos depois, um dos juristas encarregados de atualizar o novo Código Comercial, legislação que traz um capítulo inteiro sobre fomento comercial e em tramitação no Congresso Nacional.

O evento contou também com a apresentação do ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, que fez uma das análises mais completas sobre as economias brasileira e mundial àquela época e para o ano seguinte.

Então presidente da OAB-SP, o advogado Luiz Flávio Borges D’Urso abordou a evolução do crime e as diversas formas de punição desenvolvidas ao longo da história. A motivação ficou por conta do professor Gretz, que falou sobre a importância de uma vida equilibrada em todos os sentidos.

2011

Presente no dia a dia do setor, a tecnologia que à época já mostrava sua importância para o desenvolvimento da atividade, foi o carro-chefe do “IV Simpósio”, realizado no dia 28 de setembro – véspera do vigésimo aniversário da entidade - e que recebeu o jornalista econômico Joelmir Beting (1936-2012), que tratou das “Atuais Conjunturas Econômicas do Brasil e do Mundo”.

Sob o título “Documentos Digitais na Operação de Fomento Mercantil”, a advogada Camilla do Vale Jimene colocou em pauta aspectos fundamentais do setor, entre eles a Medida Provisória 2.200, de 24/08/2001, que atribui valor jurídico aos documentos eletrônicos, assunto até hoje debatido pelos empresários do setor.

Houve também um debate entre o consultor jurídico Alexandre Fuchs das Neves e o então presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Novas Tecnologias da OAB-SP Sorocaba, José Carlos Francisco Filho. Ambos falaram sobre as implicações do uso crescente de duplicatas e outros meios virtuais nas operações.

Por fim, o consultor em RH Nelson Bittencourt fez uma palestra motivacional que levantou o público.

2012

Já sob a presidência do empresário Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), o SINFAC-SP promoveu no dia 20 de setembro o “V Simpósio dos Empresários de Fomento Mercantil do Estado de São Paulo”, que contou com a participação do deputado federal Laércio Oliveira (SD-SE), que apoia as demandas do fomento comercial e do SINFAC-SP.

O evento contou também com palestras da advogada e assessora do parlamentar, Amanda Tabosa, que abordou o factoring no novo Código Comercial, e do desembargador do TJ/SP Manoel de Queiroz Pereira Calças, que falou sobre a “Possibilidade de Pedido de Falência com Base no Contrato de Fomento Mercantil – Reflexos na Pessoa dos Sócios”.

A 5ª edição apresentou ainda palestras com o professor Eugênio Mussak, da FIA-USP e da Fundação Dom Cabral, especializado em liderança e gestão de pessoas; e com o empresário Nathan Blanche, sócio-fundador da Tendências Consultoria Integrada.

2013

Presente na 1ª edição do Simpósio, em 2008, o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega retornou nesta 6ª edição do evento e falou, desta vez, sobre as perspectivas econômicas para 2014.

Realizado no dia 26 de setembro, o evento recebeu o presidente do COAF, Antonio Gustavo Rodrigues, que abordou a Resolução 21. Já os deputados federais Pedro Eugênio e Laércio Oliveira abordaram o “PLP 237/2012 e o que muda para as micro e pequenas empresas e para o fomento mercantil”, sobre a atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Por fim, o professor Luiz Almeida Marins Filho falou sobre a importância de se conhecer o cliente.

2014

O economista e ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, a jornalista econômica Salette Lemos, o então deputado federal Guilherme Campos – atual presidente dos Correios –, o consultor jurídico Alexandre Fuchs das Neves e o palestrante motivacional Alfredo Rocha abrilhantaram a 7ª edição do Simpósio, realizada no dia 25 de setembro.

Delfim Netto

Para um auditório lotado com cerca de 150 pessoas, o evento levantou questões que até hoje se refletem no dia a dia da economia nacional, como o déficit público e o descontrole nas contas públicas, conforme constatou o professor Delfim Netto. Enquanto isso, a jornalista Salette Lemos abordou as eleições majoritárias de 2014 e a saturação do nosso sistema político.

2015

Realizado no dia 24 de setembro, o “VIII Simpósio dos Empresários de Fomento Comercial do Estado de São Paulo” – já com a nomenclatura usada até hoje – marcou uma nova fase na entidade, com a busca do setor pela aprovação da Empresa Simples de Crédito (ESC).

O evento contou com as palestras do professor Stephen Kanitz, que falou sobre a falta de poupança interna e o déficit da Previdência Social; e do psiquiatra e escritor Roberto Shinyashiki, com “Liderança em Tempo de Velocidade”, que contou um pouco de sua trajetória e mostrou aos participantes como se pode ganhar dinheiro.

Roberto Shinyashiki

Com foco na ESC, um painel Técnico-Jurídico foi formado pelo presidente Hamilton de Brito Junior, pelo consultor jurídico Alexandre Fuchs das Neves, pelo advogado Maurício Prazak, membro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIOSP e pelo consultor jurídico da ANFAC, José Luiz Dias da Silva.

Antes deste segmento, a vice-presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Edir Sales (PSD), apoiadora do setor, falou aos empresários presentes, colocando-se à disposição dos empreendedores.

2016

Ferrenho crítico do PT e da corrupção instalada no país, o jornalista José Nêumanne Pinto expôs sua visão sobre as perspectivas políticas e econômicas durante o “IX Simpósio”, realizado no dia 30 de setembro.

O evento chegou a tal reconhecimento que recebeu o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Força Tarefa do Ministério Público Federal na Operação Lava-Jato, que falou sobre “Ética nos Negócios”.

Deltan Dallagnol

Além dele, marcou presença o ministro do STJ Luis Felipe Salomão, que abordou o “Fomento Mercantil e a Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça”.

Tema que já permeava o setor no ano passado, o desenvolvimento das fintechs ganhou um espaço para ser melhor explicado para os empresários que se interessarem por este novo segmento.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.