FECHAR

Imprimir
Publicado em 09/04/2020

A PEDIDO DO SINFAC-SP, SOCOPA PRORROGA VENCIMENTO DE TÍTULOS

Em mais uma ação do Sindicato, na busca por minimizar os impactos do coronavírus nos segmentos representados, desta vez a entidade obteve sucesso ao conseguir que a administradora de fundos Socopa prorrogasse o vencimento de títulos sem a necessidade de se efetuar provisionamento.

A solicitação foi feita por meio de ofício (LEIA AQUI) enviado em 3 de abril a Daniel Doll Lemos, diretor de recursos de terceiros da empresa. A manifestação se deu porque o Sindicato detectou, no mercado, uma avalanche de prorrogações de títulos provocada pela crise do coronavírus.

A preocupação se justifica porque o SINFAC-SP representa muitas factorings que operam com consultores de crédito de FIDCs, e precisava entender como a Socopa estava lidando com este problema, inclusive na adoção de critérios de provisionamento de PDD (provisionamento de perdas) para os fundos por ela administrados,

“Nosso pleito foi prontamente atendido, passando a valer desde 8 de abril. A Socopa informou que não foi possível fazer com data retroativa, pois teria efeito na valorização das cotas”, explica o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil). (LEIA MANIFESTAÇÃO DA SOCOPA).

Embora agradeça à pronta resposta da Socopa, Hamilton entende que os procedimentos ficaram um pouco burocráticos. Segundo ele, a administradora explicou que quer garantir a concordância do cedente para não prorrogar duplicata não performada.

“Na operacionalização dos procedimentos, percebemos uma dificuldade, pelo fato de a Socopa estar exigindo que a prorrogação seja informada no 'Código 20, sendo que a informação de prorrogação normal é dada no Código 06. O problema é que os softwares gestores não estão preparados para incluir esse novo código, e a alteração tem que ser feita manualmente”, comenta o dirigente.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.