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Publicado em 18/09/2018

ANÁLISE DE CRÉDITO NAS OPERAÇÕES DEVE SER PROCESSO COLEGIADO, NUNCA UNILATERAL

Fundamental para a segurança e a eficiência das operações, a análise de crédito ainda é vista e praticada por grande parcela do setor como tarefa exclusiva dos donos de factorings e securitizadoras. “Complexo, este procedimento não deve ser realizado unilateralmente, mas de forma colegiada com outros profissionais da empresa”.

O argumento é do empresário Rogério Castelo Branco, responsável pela gestão operacional da Efibrás Fomento Mercantil, que no dia 12 de setembro ministrou, na sede do SINFAC-SP, o curso “Análise de Crédito para as Empresas do Setor”.

Ao mesmo tempo, o docente reforçou a necessidade de as empresas do setor organizarem suas políticas de crédito, adotando inclusive manuais de normas e procedimentos.

“Isto porque é comum, em nosso meio, decisões de crédito baseadas em relacionamentos pessoais e/ou feeling dos sócios, atitude que gera muitos problemas”, advertiu o especialista.

Durante o curso foram realizados exercícios que simularam a formação e a atuação de comitês de crédito, justamente para exercitar práticas profissionalizadas de tomada de decisão.

Estratégia para visitas

Entre os mais de 30 participantes do treinamento – “composto por uma turma bastante disposta a aprender todos os detalhes do tema”, conforme descreveu o professor Rogério Castelo Branco –, estava Saulo Marcos Fernandes, sócio da Dahmen Fomento Mercantil, estabelecida em Araras, a 174 quilômetros da Capital.

A partir deste curso, o empresário decidiu reforçar sua estratégia de visitas aos clientes, aprofundando ainda mais o relacionamento, a fim de estabelecer, com mais segurança, uma política de crédito.

“Como há todo um processo automatizado, os integrantes da empresa precisam falar a mesma língua e caminhar na mesma direção”, ponderou.


Conheça o seu cliente

Embora já atue há quatro anos na Projeção Tecnologia de Ativos e Fomento Mercantil, de São Bernardo do Campo, a auxiliar administrativo Carina Sousa de Lima passou a cuidar de tarefas ligadas diretamente ao setor, propriamente dito, somente na semana passada.

Designada para cuidar do cadastro de clientes da empresa, ela também aposta na eficácia da política do “conheça o seu cliente”, muito difundida pelo SINFAC-SP.

“Como em qualquer segmento, é fundamental seguir regras, ou facilmente se perde o foco. A atenção aos detalhes faz toda a diferença na hora de analisar uma operação que, mesmo parecendo normal, pode apresentar problemas e gerar prejuízos”, afirmou.

Fonte: Reperkut

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