FECHAR

Imprimir
Publicado em 04/12/2018

Cresce aposta do mercado na manutenção da Selic em 2019 (Valor Econômico)

Cerca de 20% dos analistas econômicos preveem que o Banco Central vai manter a taxa Selic nos atuais 6,5% ao ano ou, no máximo, promover uma pequena alta, de 0,25 ponto percentual, em 2019. Um mês atrás, menos de 10% dos analistas econômicos acreditavam nessa hipótese. É o que mostra o mapa das distribuições das frequências de expectativas de mercado da pesquisa Focus, divulgada ontem pelo BC.

A pesquisa não inclui informações que explicam porque os analistas econômicos estão mais otimistas com a trajetória da taxa de juros. Mas, no último mês, as expectativas do mercado podem ter sido influenciadas pela eleição de Jair Bolsonaro, pelas projeções de inflação mais favoráveis divulgadas pelo Copom na sua reunião de outubro e pela divulgação de dados mensais sobre inflação menores do que o previsto. Apesar do otimismo, é próximo de zero o número de analistas que esperam uma baixa na Selic no próximo ano.

Mesmo com o crescimento das previsões na manutenção da taxa em 6,5% no próximo ano, segue preponderante a aposta de que o BC vai subir os juros de forma mais substancial, retirando uma boa parte dos estímulos monetários feitos desde fins de 2016. Cerca de 35% dos analistas econômicos acreditam que o Copom vai subir os juros para 8,5% ou 8,75% no ano que vem. Outros aproximados 20% preveem Selic em 7% ou 7,25% ao ano, e cerca de 25% apostam em taxas em 7,5% e 7,75% ao ano.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.