FECHAR

Imprimir
Publicado em 25/05/2021

Curso do SINFAC-SP reuniu profissionais interessados nas diretrizes para operar com empresas em recuperação judicial

O curso do SINFAC-SP sobre recuperação judicial atraiu profissionais do setor de fomento comercial interessados em aprimorar suas análises e métodos para operar com empresas nesta condição. “Uma das principais questões é ‘como’ não conceder crédito para empresa em recuperação judicial (RJ). Um dos maiores problema é a falta de regras”, avaliou o docente Alexandre Fuchs das Neves, consultor jurídico do Sindicato. Neste cenário, torna-se ainda mais importante acompanhar de perto o cedente em RJ, principalmente o cumprimento de seu plano de recuperação econômico-financeiro.

 

Uma das profissionais que participou do curso, a diretora da Innov Securitizadora S.A., Amanda Viana Miranda, não descarta fechar negócios com empresas em RJ, mas concorda com a orientação do Alexandre. “Tudo deve ser feito com extrema cautela, avaliando o dia a dia, e com muita proximidade com a consultoria que administrará a empresa ou quem esteja à frente da gestão. Sem essa proximidade, dificilmente faria operação”, comenta.

 

O docente alertou, ainda, para a diferença entre pedido de falência e de recuperação judicial. Muitas vezes o mercado entende, equivocadamente, que as empresas em RJ estão falidas, o que não é verdade. “Atualmente, conseguimos enxergar que empresas em recuperação realmente precisam de um tempo para conseguir retomar patamares de faturamento que cubram seus custos. E, toda empresa em RJ, precisa de dinheiro novo. É para isso que estamos no mercado, para apostar com quem quer crescer e fazer a economia do nosso país rodar. Porém, temos que trabalhar com empresas que estejam cumprindo o plano de recuperação e andando direitinho”, avalia Amanda.

 

Para quem já é credor de empresa em recuperação judicial, o curso trouxe esclarecimentos sobre a importância de sua participação no plano de recuperação. “O que ficou de mais relevante da aula é que podemos participar na construção do processo inicial junto ao cliente, mantendo a operação com o mesmo e facilitando o recebimento do que ficou no processo da recuperação judicial com mais agilidade”, comenta João Dantas de Sousa, gestor na Fort Banco, que participou no curso.

 

Quem perdeu a aula ao vivo, pode se inscrever no curso de mesmo tema na plataforma de ensino à distância do SINFAC-SP pelo link: https://www.sinfacsp.com.br/evento-ead/386.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.