FECHAR

Imprimir
Publicado em 04/04/2017

CURSO MOSTRA OPÇÕES PARA QUEM DESEJA EMPREENDER NO FOMENTO COMERCIAL

Factoring, securitização de crédito e FIDC são as três opções à disposição dos empresários que decidiram investir neste competitivo mercado. A apresentação dessas alternativas será feita pelo professor Ernani Desbesel, no curso que ele ministrará no dia 11 de abril, na sede do SINFAC-SP.

“A ideia é mostrar os caminhos e as opções no setor de fomento comercial, com foco nos fundamentos de cada negócio, tributação, semelhanças, diferenças, vantagens e desvantagens de cada tipo de empresa, com uma visão comparativa e prática sobre o tema”, afirma o especialista.

O conteúdo programático detalha cada uma das opções do mercado.

Factoring. (O que é factoring?; O objeto social de uma factoring; Modalidades de factoring praticadas no Brasil; A constituição de uma empresa de factoring; A tributação de uma empresa de factoring; Regulação e supervisão das empresas de factoring).

Securitização. (O que é securitização; Modalidades de securitização (principais); Securitizadoras de créditos financeiros; Securitizadoras de créditos imobiliários; Securitizadoras de créditos do agronegócio; Securitizadoras de ativos empresariais; A ata de constituição e o estatuto de uma securitizadora; Os participantes do processo de securitização; Os ativos empresariais: recebíveis performados e não performados; A captação de recursos na securitização; As debêntures; A escritura de emissão de debêntures; O lastramento das debêntures; Tipos de colocação: pública e privada; A relação com investidores; Regulação e supervisão das securitizadoras de ativos empresariais; A tributação nas securitizadoras de ativos empresariais; O Parecer Normativo 05/2014 RF; Os impostos devidos pelas empresas securitizadoras (SPE); Os regimes de escrituração de receitas; A receita bruta das empresas securitizadoras; As normas tributárias relativas às securitizadoras e as interpretações no tempo; Visão atual quanto a tributação das securitizadoras no Brasil).

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC Multissacados e Multicedentes). (O que é um FIDC?; As formas de constituição de FIDCs; O regulamento de um FIDC; A tributação do FIDC; A captação de recursos no FIDC; Os parceiros de um FIDC (administrador, custodiante, gestor, rating, auditor, consultorias); Os custos aproximados da estruturação e manutenção de um FIDC; A regulação e supervisão dos FIDCs).

Comparações entre as opções empresariais. (Semelhanças e diferenças entre empresas de factoring, securitizadoras SPE e FIDC; Vantagens e desvantagens de cada tipo de empresa).

A quarta alternativa fintechs. (O que são fintechs; O momento atual e as perspectivas do setor com fintechs; O atual mercado de compra de recebíveis no Brasil e suas tendências; O ambiente de negócios; O mercado de recebíveis; A competitividade nas empresas do setor de fomento comercial).

Questionamentos sobre as opções, escolhas e caminhos empresariais. (Qual é o “meu” perfil como empresário?; Qual a melhor opção de empresa para o “meu” caso?; Quais riscos principais terei em cada tipo de empresa?; O que devo levar em consideração para melhorar a assertividade da escolha?; Estou preparado para administrar a empresa escolhida?; Como é a realidade de cada empresa no cotidiano?; Quais as restrições de negócios e processos numa securitizadora em relação à factoring?; Quais as restrições de negócios e processos num FIDC em relação à factoring?).

Serviço

Curso: “Alternativas Empresariais – Análise Comparativa Factoring, Securitizadoras e FIDCS”.
Data / Horário: Terça-feira, 11 de abril de 2017, das 9 às 18 horas.
Carga horária: 8 horas.
Local / Endereço: SINFAC-SP (Rua Líbero Badaró, 425, conj. 183, 18º andar, Centro, São Paulo).
Informações: (11) 3105-0615 ou via e-mail: sinfacsp@sinfac-sp.com.br.
Inscrições: ENCERRADAS.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.