FECHAR

Imprimir
Publicado em 11/04/2017

CURSO MOSTRA OS SEGREDOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

A frustrante sensação de fazer muitos planos e chegar ao final do dia sem realizar boa parte deles pode ser evitada, colocando-se em prática certas técnicas e muita disciplina. Foi isto que demonstrou o consultor Luiz Henrique Casaretti ao ministrar, na última quinta-feira (6), na sede do Sindicato, o curso “Administração do Tempo”.

Dentre os aspectos envolvidos na questão ele apontou os conjugais, pessoais, fisiológicos, profissionais, familiares, sociais, educacionais e de lazer, estando a felicidade na dependência do equilíbrio que se estabeleça entre todos eles.

“Só é dono do seu tempo quem sabe planejá-lo, por isso decide o que vai acontecer, ao invés de tornar-se vítima dos acontecimentos”, definiu o professor, apontando as dificuldades recorrentes na administração de um insumo tão precioso.

Do ponto de vista institucional, consomem tempo em demasia os excessos de tarefas, papéis, interrupções, telefonemas e reuniões. Já no âmbito pessoal surgem como vilões a falta de planejamento, a indisciplina e a indefinição de prioridades.

O ponto crucial, porém, na visão do especialista, é a quebra de resistências, “o acreditar que as coisas podem ser diferentes daquilo que eu estou acostumado”, acentuou.

Segundo Casaretti, é ao conhecer novas maneiras de fazer que se descobrem resultados igualmente diferentes, e para melhor. “Isso é estar atualizado e continuar útil para o mercado de trabalho. Afinal de contas, tudo mudou e se eu não mudar fico para trás, obsoleto”, observou.

Tudo isso, porém, não impede que haja verdades relativas nesse campo. As redes sociais, por exemplo, podem ser um dos maiores ladrões de tempo que existem, mas quem souber bem utilizá-las torna tudo mais ágil. “Antigamente tinha-se que ir a uma biblioteca para fazer uma pesquisa e atualmente tem-se a informação rapidamente, na ponta dos dedos”, exemplificou.

“As coisas não devem acontecer por sorte ou azar, mas sim por competência, porque eu me programei e me preparei para consegui-las”, concluiu Casaretti, reforçando que administrar bem o tempo pode ser uma preciosidade ao alcance de todos.

Tempo aproveitado

Na plateia, olhos e ouvidos atentos para aproveitar da melhor forma possível cada segundo de ensinamento.

Esse era o estado de ânimo, por exemplo, de Samila dos Santos Oliveira, gerente operacional da Attica Factoring, de Araraquara. “A grande dificuldade é a gente conseguir identificar os problemas e colocá-los dentro do nosso dia. Falta um pouco priorizar o que precisa ser feito”, analisou.

Segundo ela, quando o planejamento é mal feito, acaba-se tirando tempo do convívio com a família e os amigos para dedicar ao trabalho, o que um dia acaba pesando na vida da pessoa.

Para Luiz Antônio Alves Ferreira, operador comercial da Projeção Fomento Mercantil, de São Bernardo do Campo, muitas vezes acaba-se desperdiçando tempo em função de indisciplina ao se organizar e planejar as atividades diárias. “Por isso o curso é muito válido para efeito de reciclagem e troca de informações, certamente vai agregar bastante no meu cotidiano”, assegurou.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.