FECHAR

Imprimir
Publicado em 11/06/2019

DE OLHO NA ESC, ASSOCIADAS RECEBEM HOMENAGEM COM “SINFAC-SP PARABENIZA”

Embora as empresas agraciadas pela entidade celebrem diferentes etapas de sua vida operacional, elas compartilham uma série de preocupações sobre o presente e o futuro dos negócios, com destaque para o novo horizonte trazido pela Empresa Simples de Crédito. Esta foi, basicamente, a impressão deixada pelos empreendedores laureados nas últimas duas edições do “SINFAC Parabeniza”, promovidas, respectivamente, em 4 de junho e 30 de abril.

Mais antiga das empresas premiadas, com 25 anos de mercado, a J.L.M. Fomento Mercantil e Comercial, da cidade de Socorro, tem adotado uma estratégia conservadora, provocada, sobretudo, pela existência de incertezas sobre a possibilidade de melhorias na economia ainda neste e no próximo ano.

“A Empresa Simples de Crédito está trazendo opções de negócios para o nosso setor. A ideia é ter uma ESC de pequeno porte, aumentando de tamanho de acordo com o mercado”, comentou o sócio-diretor José Carlos de Godoy (foto acima), que recebeu o troféu do presidente Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil) e do diretor de relações com o mercado Marcio Lima Gonçalves (Euro Money Fomento Mercantil).

Globalcred

Fundada 15 anos atrás, a paulistana Globalcred Informações e Fomento Mercantil começou pequena, em uma sala comercial alugada, local que serviu de plataforma para os negócios decolarem.

Em 2012, a empresa deu um passo adiante, quando novos sócios se juntaram à empreitada. Somente três anos depois, já administrava um FIDC padronizado, para o qual obteve diversos investidores.

“Hoje temos uma carteira representativa, possuindo um FIDC de pequeno para médio porte. Vamos ganhar escala, absorver carteiras menores para crescer”, salientou o empresário Demétrius Duailibi, que prevê o estabelecimento de uma ESC somente em 2020.

“A ESC oferece um produto a mais para o cliente e pode nos ajudar a fidelizá-lo, por exemplo, para continuar realizando conosco o desconto de duplicatas”, comentou o empresário, que juntamente com o sócio Marcus Tavolari, recebeu o troféu do 1º vice-presidente Marcus Jair Garutti (Iguassu Fomento Mercantil).

BP

Apesar de ter sido fundada em 2014, a BP (Business Planning) Fomento Mercantil, de Valinhos, região de Campinas, tem demonstrado toda a sua força por meio do grupo a que pertence, inserida dentro de uma estrutura jurídica que permite a esta companhia atuar estruturando outros negócios similares e prestar consultoria financeira.

A inspiração para a criação da empresa surgiu bem antes, em 2008, quando o sócio Roberto Alves da Silva, oriundo da área de consultoria tributária, foi convencido pelo irmão a entrar no setor. Antes, porém, visitou várias companhias até sentir a segurança necessária para seguir adiante.

“Nossa prioridade é tornar os processos mais tecnológicos, operando com a duplicata eletrônica. E planejamos a futura fundação de uma ESC. Está faltando papel bom no mercado por causa da crise. Precisamos atacar este problema, mas sem perder de vista o processo evolutivo da atividade”, argumentou o empresário, que recebeu o troféu do presidente Hamilton e do membro do Conselho Fiscal João dos Santos Caritá Junior (Santana Factoring Fomento Comercial).

5S

Composta por cinco sócios, a 5S Fomento Mercantil, de Santo André, também comemorou seus primeiros cinco anos de operação, sempre atuando com micro e pequenas empresas do Grande ABC, independentemente do segmento.

Formado em publicidade, mas com bastante experiência no setor financeiro, o sócio-diretor João Abdalla Neto lembrou o início das atividades, juntamente com o cunhado Emílio Carlos Defino, quando começaram bem pequenos, com estrutura enxuta. Hoje, cultivam um crescimento gradual.

“A ideia é continuar nesse ritmo, afinal este é um ano de sobrevivência, e precisamos continuamente avaliar a viabilidade dos negócios”, ponderou Abdalla, que recebeu o troféu do presidente Hamilton e do diretor Alessandro Luiz de Oliveira Azzoni (Opzione Fomento Mercantil).

Abril

Em 30 de abril último, a entidade – por ocasião de um treinamento realizado na casa – aproveitou a oportunidade para entregar a láurea a duas associadas – Sudcred Factoring Fomento Mercantil e Horus Cred Fomento Mercantil – que não puderam comparecer à reunião de Diretoria realizada duas semanas antes.

Estabelecida em Presidente Prudente, a Sudcred começou sua trajetória atendendo às demandas de micro e pequenos empreendedores e hoje seu foco está nas médias companhias.

Ao completar dez anos de atividades, a empresa fundada por Jayme Forti Sudki continua operando com uma estrutura enxuta, contando atualmente com mais dois colaboradores.

“Como o mercado não está fácil nesses últimos anos, temos percebido um aumento da procura por capital de giro. Em função da situação do país, redobramos os cuidados nas análises de crédito, devido às dificuldades enfrentadas pelas empresas, problemas que se tornam maiores com a constante insegurança jurídica do país em relação ao nosso setor”, ressaltou.

Segundo ele, que recebeu seu troféu do presidente Hamilton de Brito Junior, este é um momento pontuado por buscar conhecimento sobre a ESC e a legislação vigente em torno desta nova modalidade de negócio, “vista como uma ótima oportunidade para as factorings diversificarem seu portfólio de produtos”.

Horus Cred

Diferentemente do seu colega prudentino, Mario Augusto Buttignon, sócio da araraquarense Horus Cred Fomento Mercantil, que comemorou 20 anos de fundação, entrou no negócio somente em 2006, oriundo do varejo supermercadista.

Sem experiência no setor, assumiu uma empresa quase desativada, tendo de começar praticamente do “zero”. “Conseguimos crescer operando na cidade e na região, mantendo uma equipe pequena, porém muito competente. Para vencer as dificuldades, investimos em sistemas de informação e qualificação da equipe, e neste momento iremos analisar as opções trazidas pela ESC”, explicou.

As mudanças realizadas na empresa desde que assumiu o negócio atraíram logo de cara a administradora Gabriela Menezes, 25, filha de Buttignon, que desde os 14 anos de idade já circulava pelo local, sempre interessada no funcionamento do empreendimento.

Hoje com cinco colaboradores e três sócios, a Horus Cred busca mobilizar-se para não passar ao largo das transformações tecnológicas no setor. “Nos questionamos continuamente onde e como podemos melhorar”, complementou a jovem empresária, que juntamente com o pai, recebeu do presidente Hamilton o troféu do “SINFAC-SP Parabeniza”.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.