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Publicado em 19/11/2020

Débito avança no comércio eletrônico (Valor Econômico)

Os brasileiros aumentaram o uso de cartões de débito no comércio eletrônico durante a pandemia, aponta pesquisa divulgada ontem pela Mastercard sobre hábitos de consumo e de pagamentos desenvolvidos nesse período.

De acordo com o levantamento, 46% dos entrevistados têm nos cartões de débito o principal meio para pagar compras on-line, enquanto 19% recorrem primordialmente aos boletos e 8%, aos cartões de crédito.

Uma parcela de 25% dos entrevistados disse ter mudado seu método de pagamento desde o início da crise. Dessa parcela, 49% pagavam suas compras on-line com dinheiro em espécie no ato da entrega dos produtos.

O crescimento do débito surpreende porque, historicamente, fazer pagamentos com esse meio na internet nunca foi muito amigável - em geral, o cliente era redirecionado para o site de seu banco para concluir a transação.

Duas mudanças na indústria, porém, estão ajudando a melhorar a experiência dos clientes com cartões de débito, segundo Ana Paula Lapa, vice-presidente de produtos e inovação da Mastercard Brasil. Uma delas é a adoção de um novo padrão no setor para autenticar os dados do consumidor sem precisar entrar no internet banking. A outra é que, em transações de menores valores e com uso mais intensivo de dados, a necessidade de autenticação tem sido dispensada.

Na visão da executiva, os cartões de débito não serão canibalizados pelo lançamento do Pix. Para ela, o novo meio de pagamentos instantâneos vai avançar principalmente sobre o dinheiro físico e as transferências. “Vamos ser realistas, o débito ainda tem um longo caminho pela frente”, disse.

A pesquisa também mostrou que 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras on-line durante a pandemia e 7% estrearam no comércio eletrônico durante esse período.

Mais da metade (57%) dos brasileiros reduziram a utilização de dinheiro em espécie, sendo que uma fatia de 19% diminuiu o uso de papel-moeda em mais de 20% e 38% reduziram em até 20%. “Essa é uma das mudanças que vieram ficar”, afirmou a executiva.

A pesquisa “Pagamentos, comércio e vida pós-quarentena da covid-19” foi realizada pela Americas Market Intelligence e ouviu 2.556 consumidores de 13 países da América Latina e do Caribe.

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