FECHAR

Imprimir
Publicado em 18/05/2017

EDUCAÇÃO, PRINCIPAL ARMA CONTRA A LAVAGEM DE DINHEIRO

A Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLD/FT) nas factorings tem na capacitação um aspecto crucial para ser bem-sucedida. Esta é a convicção de Maurílio Domingues, especialista no tema que ministrou ontem (17/05), na sede do Sindicato, o curso “PLD/FT Sob a Perspectiva da Ação Fiscalizadora do Órgão Supervisor – COAF”.

Na programação, destaque para tópicos como técnicas usadas pelos criminosos, setores mais sensíveis, obrigações impostas ao fomento comercial e como fazer as comunicações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

Segundo o professor, para se obter êxito em todos esses itens a questão educativa é fundamental, “pois trata-se do paradigma transformador de pessoas, conscientizando-as para o cumprimento das normas e evitando que as empresas sejam alvo dos criminosos”.

Mesmo assim, no entender de Domingues, ainda existe uma significativa resistência por parte de quem acha ser possível realizar por conta própria um bom trabalho no campo preventivo.

O grande gargalo alimentado por esse tipo de comportamento é a dificuldade na identificação de operações suspeitas a serem comunicadas ao COAF. “Só mesmo a capacitação pode dar às pessoas o conhecimento necessário para que ajam de acordo com as normas regulamentares e legais”, acrescentou.

Visão privilegiada

Para advogada da Banpar, Flavia Vincetin Alozem, é mesmo uma exigência estar antenado com esse assunto, a partir do controle das operações dos clientes.

“Hoje é necessário blindar a empresa para que ela não seja prejudicada como um canal para a lavagem de dinheiro, o que realça a importância do compliance e da governança corporativa”.

Com relação ao curso, ela achou excelente ter a visão de alguém que já trabalhou no COAF, “o que permite uma abordagem muito mais objetiva e palpável daquilo que a gente imaginava desde 2013”.

Paulo José de Oliveira Leite, sócio da Davos Fomento Comercial, de Bragança Paulista, também valoriza a expertise do ministrante.

“É sempre uma preocupação o atendimento às normas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, por isso vale a pena ouvir o que tem a dizer a respeito alguém oriundo do próprio COAF”, analisou.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.