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Publicado em 23/10/2018

EMPRESÁRIOS DE PIRACICABA E BAURU RECONHECEM IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA DO “CONHEÇA O SEU CLIENTE”

Operar no fomento comercial é como participar de uma corrida de 100 metros rasos, em que o vitorioso, muitas vezes, é conhecido apenas pela fotografia da linha de chegada. A mesma competição acirrada envolve os empresários que investem para tornar as operações mais seguras e confiáveis, buscando vitórias diárias, algumas vezes milímetros à frente do fraudador.

“Nessa corrida, quem estiver um milímetro à frente certamente sairá vencedor”, comparou o consultor jurídico do SINFAC-SP, Alexandre Fuchs das Neves, que nos dias 17 e 18 de outubro, ministrou em Piracicaba e Bauru (foto acima), respectivamente, as palestras “Fraudes – da Concessão de Crédito à Prevenção contra Golpes - Casos Práticos”.

“Explicamos as novas fraudes que estão ocorrendo no mercado, e de forma inédita usamos o site do TJ-SP para abrir processos eletrônicos não protegidos pelo segredo de Justiça, a fim de demonstrar documentos fraudulentos e teses usadas nos casos mais recentes”, afirmou.

O especialista apresentou análises dos registros dos sites e e-mails corporativos, indicando aos participantes que deve haver exames bem detalhados para encontrar inconsistências. “O uso indevido de processos judiciais deve ser objeto de notícia crime, se possível ao Ministério Publico”, alertou.


Alunos após a palestra em Piracicaba

Fuchs abordou outras questões, como a atuação com empresas em recuperação judicial, que podem fazer parte da carteira de clientes, mas deve-se guardar o máximo de cuidado, sempre analisando quaisquer inconsistências que possam ensejar fraudes contra o setor.

Conhecer o cliente

Continuamente defendida pelo SINFAC-SP, a política do “conheça o seu cliente” tem sido cada vez mais adotada pelas empresas do setor, a exemplo da bauruense Centercred Fomento Mercantil, empresa fundada em 1993 e que deu origem ao Grupo Centerpar, formado por outras sete companhias – Novita (Bauru), União Mercantil (Ribeirão Preto), Japy e Inovação (ambas em Jundiaí), M1 Finanças (Campinas), Centerin e Itucash (ambas em Itu).

“A nossa ideia é conhecer profundamente aqueles com quem operamos, a fim de saber informações fundamentais para a realizar a transação com segurança. No caso dos clientes, conhecer seus fornecedores, capacidade de produção, perspectiva de mercado e dependência. E para os seus sacados, a capacidade financeira, liquidez e as checagens”, argumentou o sócio e diretor financeiro da empresa, Clóvis Roberto Benedetti Lourenço, que levou consigo dois dos seus colaboradores.

Há sete anos no mercado e há quatro na FS Tatuí Soluções Financeiras, a gerente-geral Camila Nunes Sanches encontra-se em um posição de comando na qual é fundamental entender detalhes de cada situação vivida pela empresa, responsabilidade que se torna ainda mais visível na análise das operações.

“Neste mercado, conhecer o nossos cedentes e sacados é algo primordial, o que, no dia a dia, nem sempre é aplicado pelas empresas, face ao escasso tempo para realizar as operações e à forte concorrência. Este é o grande desafio do setor”, pondera a executiva.

Segundo Camila, é fundamental obter de cedentes e sacados respostas para determinadas questões, entre as quais, se o cedente tem capacidade para produzir todos os produtos descritos na nota? Se o sacado tem capacidade de venda para tudo isso? Para quem o sacado vende e se há mercado para tanto?

“São nesses quesitos básicos de acordo com a palestra, que podemos tentar enxergar uma fraude. Sabemos que não é fácil, porém estamos aqui para aprender e resguardar o nosso dinheiro”, enfatizou.

Fonte: Reperkut

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