FECHAR

Imprimir
Publicado em 28/03/2019

EMPRESAS DEVEM LEVAR A SÉRIO SUAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

A má gestão de documentos e a falta de cuidado com as informações transmitidas à contabilidade podem complicar a vida fiscal da empresa. O alerta foi dado no último dia 26 de março, em São Paulo, pelo consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP, Marco Antonio Granado, durante o curso “Contabilidade para Factoring”.

“Os dados contábeis gerados precisam ser tratados com maturidade pelos gestores. Em geral, os problemas ocorrem principalmente por desconhecimento da matéria, mas há casos em que as informações são manipuladas para melhorar os resultados”, explicou o especialista.

Segundo Granado, as informações contábeis são cruciais para ajudar a empresa, por exemplo, a traçar um plano de gestão capaz de projetar uma perspectiva futura sobre os negócios, esteja a companhia enquadrada no Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples.

“A adoção de um processo transparente e responsável minimiza os riscos fiscais e perda de recursos, por exemplo, evitando o registro de documentos inidôneos sob o ponto de vista da contabilidade e o não recolhimento de tributos conforme especificado nas legislações vigentes”, salientou.

O contador explicou aos participantes, boa parte deles com atuação na área contábil, detalhes sobre o balanço e as demonstrações contábeis obrigatórias de uma empresa de fomento comercial e resumiu a aplicabilidade das normas IFRS (International Financial Reporting Standards) e CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

Incremento de portfólio

A pretensão de incrementar o portfólio de clientes da área de fomento comercial e de atualizar conceitos ligados à contabilidade no factoring foi a mola propulsora que levou a maioria dos alunos a frequentar o curso.

Especializado no atendimento de empresas do setor de serviços, o contador Cláudio Almeida, da CR Contábil, de Taubaté, já trabalha para duas factorings e pretende investir tempo e conhecimento para conquistar novas contas nesta modalidade.

“O treinamento agregou bastante conhecimento e foi excelente para fazer um valioso networking. A ideia é levar essas novas ideias e dividi-las com os demais colegas”, contou Almeida, que futuramente se tornará advogado pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Nesta mesma vibração está a contadora Maria Cristina Ferreira, da Somater Assessoria Contábil, sediada na Freguesia do Ó, bairro da zona norte da Capital paulista. Atualmente, somente uma factoring faz parte de sua carteira de clientes, mas o objetivo é aumentar a lista.

A contadora explicou que buscou, neste curso especializado, atualizar principalmente conhecimentos acerca das várias mudanças nas legislações nos últimos anos e como aplicá-las de forma mais efetiva em empresas de fomento comercial.

“Para atender o setor é fundamental conhecer muito bem como são construídas as demonstrações contábeis e entender a melhor forma de gerar um plano de contas eficiente e totalmente diferenciado, com informações transparentes”, comentou.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.