FECHAR

Imprimir
Publicado em 25/09/2018

FOMENTO COMERCIAL ESTÁ BAIXANDO A GUARDA NA PREVENÇÃO DE FRAUDES

Movido pela grande concorrência e a consequente queda das taxas praticadas por factorings, securitizadoras e FIDCs, o mercado atual está especialmente suscetível à prática de golpes.

A advertência do consultor jurídico do SINFAC-SP, Alexandre Fuchs das Neves, foi feita na última quarta-feira (19/09), na Sede do Sindicato, onde ele ministrou a palestra “Medidas para Evitar Fraudes”.

Segundo o advogado, muitas operações hoje em dia têm sido feitas sem critério, de forma emergencial, praticamente no desespero, pressionadas pelo ímpeto de não perder negócios para os concorrentes.

“Por isso trouxemos aqui hoje casos concretos, ao invés de apenas suposições, para permitir a análise e reflexão das falhas que levaram à não identificação dos indícios de irregularidades”, afirmou.

Dentre as situações apresentadas durante a atividade, Fuchs destacou duas, por considerá-las mais recentes. A primeira é a confecção de e-mails institucionais de fachada, sem qualquer vínculo com os CPFs dos sócios ou o CNPJ da empresa.

A outra se refere à emissão de títulos não performados, como forma de apresentá-los múltiplas vezes. “Eles colocam uma reparação judicial, os títulos voltam e o cedente opera com várias empresas no setor, usando os pedidos de compra para performá-los”, explicou.

Diante de ocorrências assim, o especialista frisa a importância de se ficar em máximo alerta. “A palavra de ordem é a cautela, estar sempre de olho, checar procedimentos e jamais baixar a guarda, por mais que a competição exacerbada no mercado incentive tal conduta”, concluiu.

Hora certa

Se alguém saiu do Sindicato convicto da conveniência de ter assistido à palestra, essa pessoa foi Edson Molina, da Exten Consultoria. Com dez anos de experiência em prevenção de fraudes na área do varejo e também em bancos, mas com foco na pessoa física, agora ele está tomando contato com a pessoa jurídica nessa fintech paulistana, que opera de forma totalmente digital.

Devido à natureza de sua empresa, ele considera fundamental estar calçado em medidas preventivas para não cair em falcatruas. “Nosso cliente vem de ‘mar aberto’, quando você trabalha no digital não sabe exatamente quem está do outro lado, precisa de uma série de investimentos em tecnologia e também em equipes bem preparadas”, avalia.

Para Giovana Campos Silva, da Valecred, de Tatuí, também valeu muito a pena participar, “pois pude ver situações rotineiras do meu dia a dia totalmente complementadas com as informações trazidas pelo palestrante”, afirmou.

Chamou sua atenção, por exemplo, a parte da apresentação relacionada a certos ramos de negócio que devem ser evitados pelo fomento comercial, “algo que a gente já observa no dia a dia, mas vir aqui e ter uma outra visão abriu o leque, fazendo a gente ter mais cuidado ao analisar o cliente”, reconheceu a analista de crédito.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.