FECHAR

Imprimir
Publicado em 26/10/2017

GRUPO DE TRABALHO “CENTRAL DE RISCO” DEFINE SUAS PRIMEIRAS AÇÕES

Factorings, software houses e birôs de crédito participaram, na última terça-feira (24/10), na sede do SINFAC-SP, da primeira reunião do Grupo de Trabalho “Central de Risco do Fomento Comercial”, ideia lançada oficialmente no dia 12 de setembro pelo Sindicato e que agora toma corpo, ao definir suas primeiras diretrizes e metas.

O objetivo do encontro foi colocar frente a frente os principais atores do processo que envolve a análise de crédito, cada qual exercendo seu papel, visando a formação de um amplo banco de dados preventivo contra inadimplência, fraudes e golpes.

“Gostei muito do plano de ação aqui apresentado, foi um início excepcional”, resumiu o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Comercial), ao término dos trabalhos.

Para o coordenador do GT, Marcio Lima Gonçalves (Euro Money Fomento Mercantil), realmente foi muito produtivo, pois trouxe à tona aspectos positivos, como a nítida disposição de todos os participantes de buscar soluções para alguns dos grandes desafios que atualmente tiram o sono dos empresários brasileiros.

No campo dos entraves, ele coloca em primeiro lugar o medo do empresário de perder clientes e ter os dados vazados ao fornecer informações, aspecto que dividiu as atenções com a necessidade premente da máxima divulgação do Grupo.

Ao detalhar alguns pontos da estratégia a ser adotada no dia a dia, o empresário lembrou, por exemplo, das empresas que são factoring, FIDC e securitizadora. “Será necessário elas mandarem suas bases nesses três segmentos de atuação. Além disso, a informação não poderá ser seletiva. “Ou manda os dados de toda a carteira, ou não manda nada”, explicou. 

Outro ponto levantado no encontro foi a necessidade de as software houses facilitarem a entrada do cliente na Central de Risco, “pois alguns processos comerciais acabam dificultando esse ingresso”, justificou o coordenador.

Igualmente interessante nessa área será o desenvolvimento de um processo para a geração e o envio automático dos arquivos, sem intervenção humana. 


Marcio Lima Gonçalves, coordenador do GT

Quanto aos birôs de crédito, eles ficaram de estudar melhorias envolvendo a integração de dados, isto é, a troca de arquivos, cuja homologação hoje ainda é um pouco burocrática. “A ideia é simplificar esse processo, mas sem perder a qualidade da informação”, ressalva Marcio.

A prioridade número um, porém, ele afirma ser o crescimento no número de participantes da Central, “pois quanto mais factorings, FIDCs e securitizadoras reunirmos, mais ela será útil para o mercado”.

A próxima reunião do Grupo será no dia 28 de novembro e novas adesões serão bem-vindas, independentemente de ser ou não a empresa associada ao Sindicato.

“Vamos convidar também as certificadoras que atuam no nosso setor e as custodiantes de FIDCs”, acrescentou Gonçalves, lembrando que o GT tem caráter nacional, devendo também contar com a participação da ANFAC e de sindicatos do setor Brasil afora.

Interação

A participação de todos os segmentos envolvidos na concessão de crédito é uma característica marcante da Central de Risco. Confira, a seguir, o que pensam dessa ideia alguns dos participantes do Grupo:

Hamilton de Brito Neto, diretor da Credere Consultoria e Fomento Mercantil“É um primeiro passo que estamos retomando, pois iniciamos esse processo cerca de 15 anos atrás. Sem dúvida nenhuma isso é algo que ajuda o mercado na tomada de decisões e a evitar fraudes. O mais difícil, como sempre, é conscientizar os empresários de que eles devem compartilhar essas informações, já que, infelizmente, nem todos pensam assim.”
 

Luciano Gallete, diretor de tecnologia da MSys “Já houve outras tentativas do gênero no passado, mas hoje os empresários de factoring estão pensando diferente. Antes eles retinham a informação, ao invés de compartilhá-la, mas agora existe outra mentalidade e isso vai ajudar bastante. É importante a gente facilitar a entrada deles nesse grupo, independentemente de porte e tempo de atuação. O empresário tem que entender que o processo existe de uma forma homogênea e transparente dentro do sistema para que possa ter uma integração facilitada, ou seja, precisa ser algo automatizado, sem envolvimento humano.”
 

Luiz Cesar dos Santos, diretor de crédito da Daniele Banco“Com essa Central de Risco nós vamos mitigar nossos problemas, principalmente de duplicidade e liquidez. Este Grupo tem de se sustentar, não pode deixar esfriar. Nós vamos apavorar os bancos com essa Central de Risco, convido a todos a se juntar a nós.”
 

Giane Souza, diretora comercial da WBA – “A iniciativa foi ótima, é um produto que vem sendo discutido há bastante tempo, mas ninguém conseguiu realmente pegar e dizer vamos fazer. O SINFAC-SP está de parabéns e a nossa empresa se dispõe a contribuir, no que tange à parte de tecnologia, para viabilizar esse projeto, pois sabemos o quão ele é importante para o nosso segmento.”
 

Renata Silva Carlos, executiva de alianças e parcerias da Boa Vista SCPC “O segmento precisa muito de informação para fazer com que o crédito seja mais seguro. Nosso principal desafio é motivar as próprias empresas a enviarem os dados e confiar que essas informações estão seguras e cercadas de todo um compliance e que serão tratadas com o sigilo necessário. Precisamos que o empresário perceba todo esse valor.”
 

Julio Cesar Zanone Lopes, gerente de produtos da Serasa Experian“O mercado mudou bastante, a gente tem uma grande variedade de coisas novas aparecendo e é importante que voltemos a trabalhar com esse tema. É fundamental revisitar essa central e criar algo diferente para suportar as empresas em suas tomadas de decisão. A nossa está com os dois pés em cima desse assunto. O principal desafio é mostrar ao empresário que ele compartilhar dados é crucial para o seu negócio e o desenvolvimento da indústria do fomento comercial como um todo.”

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.