FECHAR

Imprimir
Publicado em 10/03/2022

Grupo de trabalho do SINFAC-SP apresenta medidas para combater a “indústria do limpe seu nome” em reportagem do Valor Econômico

O jornal Valor Econômico publicou, ontem, uma matéria que colocou sob holofote a chamada “indústria do limpe seu nome”, prática que prejudica todas as empresas do setor. A reportagem mostrou que os birôs de crédito e as empresas de factoring estão preocupados com o volume de ações coletivas para limpar o nome de devedores, sem o pagamento das dívidas.  O presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior, foi um dos entrevistados na reportagem.

Para tentar combater essa indústria, o SINFAC criou um grupo de trabalho com representantes da ABRAFESC (Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito), da CENPROT (Central Nacional de Protesto) e da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). O objetivo é buscar mecanismos e formas de atuação que possam frear essas associações de consumidores. As entidades, inclusive, alertam que muitas delas são de fachada, oferecendo como único serviço a possibilidade de as empresas inadimplentes obterem decisões judiciais que determinam o ocultamento de informações de protestos dos bancos de dados dos birôs de crédito.

Os entrevistados ainda tiveram a oportunidade de relatar alguns casos recentes, que comprovam que essas ações coletivas estão causando bastante prejuízo ao setor, como destacou Doriana Pieri Bento, diretora da ABRAFESC e coordenadora do grupo de trabalho, ao lembrar que um órgão de proteção ao crédito foi obrigado a eliminar as restrições de 7.029 pessoas físicas e jurídicas, com dívidas que somavam R$ 1,87 bilhão.

Este problema já havia sido abordado na última edição da Revista do SINFAC-SP, pois foi tema do Painel Jurídico realizado pelo sindicato paulista e pela ABRAFESC com a participação do advogado Luciano Timm, também entrevistado nesta matéria do Valor Econômico. Hamilton de Brito Jr. considera que a reportagem foi fundamental para conseguir maior visibilidade ao pleito das entidades e sensibilizar também o judiciário do país. “É importante chegar ao conhecimento de todos que o ‘limpe seu nome’ agora acontece em massa. Uma única liminar protege diversos inadimplentes, deixando os prestadores de crédito completamente às cegas em suas tomadas de decisão”, afirma.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.