FECHAR

Imprimir
Publicado em 01/02/2018

Inadimplência desacelera desde o 2º trimestre do ano passado (DCI)

A inadimplência das empresas em todo o País caiu 6,5% no ano passado, em relação a 2016, de acordo com dados nacionais coletados pela Boa Vista SCPC, divulgados ontem.

O indicador soma os principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial, isto é, cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do SCPC.

Na comparação com o terceiro trimestre, utilizando dados dessazonalizados, a queda nos calotes foi de 4,3%. Na variação contra o mesmo período do ano anterior a retração foi mais acentuada, de 10,1%.

Segundo a entidade, após praticamente três anos de elevações, o fluxo de inadimplência das empresas a partir do segundo trimestre 2016 entrou em desaceleração devido ao movimento de restrição de crédito por parte dos concedentes, tendo como consequência amenização dos fluxos dos calotes na análise de longo prazo (acumulados em quatro trimestres).

“Para os próximos trimestres, espera-se a manutenção dos baixos níveis de inadimplência, uma vez que a retomada da atividade econômica, menor inflação e diminuição dos juros deverão proporcionar um cenário mais favorável para o ambiente empresarial”, entende os analistas da Boa Vista, conforme nota divulgada nesta terça-feira à imprensa.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.