FECHAR

Imprimir
Publicado em 05/05/2020

ÍNDICES DE OPERAÇÕES EM ABRIL SINALIZAM MAIOR CONFIANÇA DE EMPRESÁRIOS DO SETOR

Embora o estado de São Paulo oficialmente esteja em quarentena até 11 de maio, a reabertura parcial do comércio em parte dos municípios paulistas, ainda em abril, se refletiu positivamente no mês passado no fomento comercial, conforme os índices operacionais medidos pelo “Gabinete de Crise” do SINFAC-SP.

O mais emblemático deles foi o índice de operações comparadas com a entrada de caixa. Após iniciar abril em 59,76%, este percentual teve altos e baixos no decorrer do período para, no último dia útil do mês, fechar em 60,32% – média de 63,91%.

“Este índice é importante porque monitora a retomada econômica, medindo a confiança do empresário em reinvestir no próprio negócio, mesmo frente a tantas incertezas. As empresas do setor operaram com média de 40% em relação a fevereiro, reaplicando 65% do dinheiro que entrou em caixa em novas operações”, analisa o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil).

Mais estável, o índice de liquidez registrou média de 68,71% no mês passado, iniciando aquele período em 70,76% e terminando em 65,29%. “Estes números demonstram certa estabilidade nos negócios, com tendência de ligeira queda nas próximas semanas”, prevê o dirigente.

Igualmente constante em abril, o índice de operações que compara o valor operado do dia com a média diária de fevereiro iniciou o mês passado em 39,61%, fechando o mesmo em 37,36%. Desta forma, a média ficou em 38,41%.

Maio

Formado por 90 empresários, o “Gabinete de Crise” também já iniciou as medições de maio, a partir de ontem (4), primeiro dia útil do mês.

Segundo Hamilton, surpreendeu o salto de 37,36% (30/04) para 55,58% do índice de operações. “Vamos acompanhar para saber se ele continuará a crescer nesse ritmo, que pode estar diretamente relacionado à reabertura parcial do comércio em alguns municípios paulistas”, salienta.

O índice de liquidez fechou a segunda-feira em 66,49%, enquanto o índice de operações comparadas com a entrada de caixa ficou em 69,68%.

Gráfico

Informações

O andamento da pesquisa se dá por meio de uma ferramenta de levantamento estatístico, que diariamente envia aos inscritos o link das perguntas. Cabe às empresas, logo pela manhã, enviar os seus números à entidade, por meio deste caminho. Em seguida, eles são tabulados, gerando-se a média do dia, e divulgados detalhadamente aos componentes do “Gabinete de Crise”.

Inclusão

Para entrar neste grupo, o interessado deve fazer a solicitação exclusivamente no e-mail: gerencia@sinfac-sp.com.br informando o número do celular e o nome da empresa. Em seguida, basta acompanhar a inclusão no grupo do WhatsApp e preencher a pesquisa em curso no dia.

O Sindicato reforça ao pretendente a importância do compromisso de diariamente enviar as informações da sua empresa, ação que garantirá a participação no grupo.

O não fornecimento das informações ao Sindicato levará à exclusão do participante, que deixará de receber o feedback pormenorizado das respostas às perguntas formuladas no grupo.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.