FECHAR

Imprimir
Publicado em 24/11/2022

Liberum Ratings publica análise do mercado de FIDCs Multicedente/Multisacado

A Liberum Ratings, agência de classificação de riscos dedicada à avaliação de produtos financeiros, publicou sua primeira newsletter sobre o mercado de FIDCs com lastro em recebíveis comerciais. O levantamento traz dados históricos sobre as oscilações do setor entre janeiro de 2020 e setembro de 2022. A análise aponta que, de maneira geral, os FIDCs Multicedente/Multisacado têm performado de forma adequada, com destaque para a tendência de crescimento do patrimônio líquido dos Fundos que, em setembro, chegou a R$ 8,30 bilhões e R$ 34,83 bilhões, respectivamente com subordinação média de 38% (para a amostra do estudo).

Apesar desse ponto positivo, a Liberum alerta para a elavada concentração em sacados (ancoragem em empresas e cadeias produtivas mais sólidas “flight to quality”). Em setembro/22 os níveis de concentração no maior e 5 maiores sacados chegaram a 5,20% e 15,20% ante 3,21% e 11,01% em abril/22, respectivamente. “O mantra para um FIDC ter sucesso é diversificação, tanto de cedente quanto de sacados”, alertou o co-founder da Liberum Ratins, Decio Bapttista durante debate sobre captação de recursos para FIDCs no 15º Simpósio do SINFAC-SP e 2° Congresso da ABRAFESC.

A análise completa da Liberum Ratings demonstra, ainda, a rentabilidade e taxas praticadas no período e os índices de inadimplência e provisionamento dos FIDCs. A newsletter de novembro está disponível neste link. A agência publicou, ainda, um artigo sobre o Impacto da Pandemia

no Mercado de FIDCs. “Percebemos a resiliência do produto FIDC. Mesmo no pior cenário da pandemia, os fundos tiveram capacidade de absorver as perdas e seguir em frente. No período, só tivemos dois momentos negativos, em abril de 2020 e em outubro de 2020”, comenta Décio.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.