FECHAR

Imprimir
Publicado em 24/10/2017

MERCADO DE ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS DE CARTÕES ENTRA NA FASE DA EXPERIMENTAÇÃO

Após quase três anos de uma intensa adaptação às características próprias do mercado brasileiro de antecipação de recebíveis de cartões de crédito, estimado em R$ 1 trilhão por ano, as fintechs agora começam a entrar na segunda das quatro etapas de desenvolvimento deste segmento – a da experimentação.

“As empresas de fomento comercial já sabem que é possível antecipar recebíveis de cartões, e elas estão experimentando esta novidade. Partindo da premissa que o mercado é extremamente competitivo e que as margens são reduzidas, acredito que o segmento de fintechs ainda ficará concentrado de provedores de serviços”, prevê o presidente da TecPay, Marcos Libanore Caldeira (Aquitânia Fomento Mercantil), 2º vice-presidente do SINFAC-SP.

Segundo ele, o mercado de fintechs precisa passar ainda por uma mudança nas expectativas de receita, isso porque as taxas do cartão são um pouco menores e não existem acessórios como tarifas de TED, borderô e boleto.

“Por outro lado, o risco é muito menor que o de uma operação com duplicatas. E o segmento de atuação também é bastante pulverizado, retratado pelo comércio e serviços. Nesse sentido, deve ser buscada eficiência com fundamento na tecnologia para superar essa realidade”, argumenta Libanore.

O presidente da TecPay – empresa parceira do SINFAC-SP – lembra ainda que a tecnologia continua sendo um grande desafio, pois as atualizações são constantes, assim como a parte de regulação pela autoridade competente, na medida em que, “muito embora não ocorra supervisão direta do BACEN, as bandeiras instituidoras do arranjo, como responsáveis pelo sistema, estão exigindo adaptação de todos os agentes pertencentes ao arranjo, na mesma intensidade que o BACEN”, explica.

A terceira e quarta fases do desenvolvimento do mercado de fintechs são, respectivamente, a da depuração e a da consolidação, ambas determinantes para o futuro de quem já opera, como as cerca de 250 empresas deste segmento hoje no Brasil, segundo o FintechLab, e para aquelas que aparecerão nos próximos anos.

“O mercado de antecipação de cartões para o fomento comercial está provando, neste momento, um crescimento linear, e continuará assim nos próximos meses. Só na fase de consolidação é que haverá um crescimento exponencial da participação do fomento neste processo”, salienta Libanore.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.