FECHAR

Imprimir
Publicado em 25/05/2017

MOVIMENTAÇÕES GERADAS PELA CRISE ALAVANCAM CRESCIMENTO DA WBA SOFTWARE

Embora a crise econômica que o país atravessa esteja levando uma parcela considerável de empresas dos mais variados setores a fechar as portas, outras companhias, ao contrário, ainda encontram fôlego para reestruturar o modelo de negócios e rever o tamanho de suas operações.

Partindo deste panorama, o empresário Valter Viana (foto acima), CEO da WBA Software, empresa parceira do SINFAC-SP, notou que o setor de fomento comercial – guardadas as devidas proporções – também está enfrentando situação similar.

“Algumas empresas estão se movimentando, mudando de factoring para securitização ou para FIDC. Outras estão se reestruturando e capturando oportunidades do mercado e crescendo na crise. Há um número expressivo de novas empresas entrando no mercado, com destaque para as factorings”, explica o executivo, analisando os números do primeiro quadrimestre de 2017.

Esta movimentação dos players do mercado tem favorecido a WBA, que neste mesmo período do ano apresentou crescimento substancial com a geração de novos negócios, galgado na expansão das operações de parte dos clientes; na alteração do modelo de negócios de outros; e na entrada de novos clientes no portfólio da corporação.

“A análise geral é que apesar das reduções de receitas – implicação natural da crise econômica –, a geração de novos negócios superou as perdas, resultando no crescimento da empresa”, analisa Viana, apostando na conquista de cinco novos clientes por mês, ou seja, 40 até o fim do ano, sejam factorings, securitizadoras ou FIDCs.

Para atingir este patamar, o empresário planeja manter o foco na retenção de clientes e na melhoria de produtos e serviços. No segundo semestre deste ano e ao longo de 2018 pretende lançar novos produtos, que por uma questão estratégica preferiu não revelar detalhes.

A ideia é continuar crescendo gradualmente, elevando a fatia da empresa no mercado, hoje estimada em 28% segundo a “Pesquisa Nacional sobre o Setor de Fomento Mercantil e Securitização – 2017”, realizada durante o mês de abril deste ano pelo Portal do Fomento. O levantamento foi feito com 5.500 factorings e securitizadoras ativas no país.

Fintechs

Players de um segmento que desde 2016 cresce sem parar no Brasil, as fintechs entraram no radar da WBA, que intensificou esforços para entrar, juntamente com as factorings, no promissor mercado de recebíveis de cartões de crédito.

O caminho vem sendo cimentado pela plataforma FinanFor, que viabiliza às empresas de fomento comercial a aquisição desse tipo de recebíveis. A ferramenta aproxima grandes sacados (sacados-âncora) do fomento comercial, simplificando a compra de recebíveis de seus fornecedores e eliminando a restrição de grandes sacados em trabalhar com factorings. “A plataforma reduz os custos operacionais e os riscos”, enfatiza Viana.

Parceria

Cada vez mais forte, a parceira entre o SINFAC-SP e a WBA tem gerado frutos para ambos os lados. O CEO da empresa acredita que o estreitamento dos laços entre a entidade e a companhia ajudará a desenvolver novos produtos levando em consideração as demandas profissionais originadas no cotidiano de trabalho dos associados.

“Inovar nos traz diversas dificuldades, e como a maioria delas pode ser encontrada no mercado, acreditamos que juntos poderemos superar os problemas e encontrar soluções que resolvam os problemas das factorings e das securitizadoras. A parceria com o SINFAC SP mantém a nossa imagem presente no mercado, fortalece a mesma e facilita a geração de negócios”, complementa Viana.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.