FECHAR

Imprimir
Publicado em 19/04/2018

MPEs paulistas completam 12 meses de alta no faturamento (DCI)

As micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas completaram, em fevereiro, 12 meses de elevações consecutivas no faturamento real. No mês, o aumento foi de 10,5% ante fevereiro de 2017, segundo a pesquisa Indicadores, do Sebrae-SP. A receita total das MPEs do Estado no período foi de R$ 58,1 bilhões.

“Já temos um ano de aumento na receita dos pequenos negócios, o que, claramente, indica que há uma retomada em curso. Para o futuro próximo, a expectativa é de continuidade da recuperação. Tem contribuído para esse cenário a queda da inflação, que aumenta o poder de compra da população, beneficiando as vendas dessas empresas”, afirma o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf. Ele completa: “os resultados são positivos, mas ainda temos que continuar alertas e trabalhar para que nada atrapalhe a retomada dos trilhos da economia.”

O comércio foi o setor com o melhor desempenho, ao apresentar crescimento de 25,9% no faturamento na mesma comparação. O setor se beneficiou mais rapidamente com a melhora do poder aquisitivo da população, pois vende diretamente para o consumidor no mercado interno. O índice expressivo do comércio também foi favorecido pelo fato de, em fevereiro de 2017, o setor ter registrado o menor índice de faturamento para um mês de fevereiro desde 2009.

Já a indústria e os serviços foram na contramão, com queda de 0,9% e 1,6% no faturamento, respectivamente.
Recorte regional

Na análise por regiões, apenas o faturamento das MPEs do interior do Estado destoou, com redução de 1,7% em fevereiro ante o mesmo mês de 2017. Porém, esse fato teve a contribuição da base de comparação mais forte, já que os resultados do ano passado na região foram acima da média estadual.

Por sua vez, a região metropolitana de São Paulo (+22,3%), a capital (+20,6%) e o Grande ABC (+18%) no confronto com igual mês do ano passado.

A pesquisa do Sebrae-SP mostrou que, em fevereiro, o rendimento dos empregados dos pequenos negócios aumentou 2,2% ante um ano antes. Houve também crescimento de 6% no pessoal ocupado nas MPEs e de 10,5% na folha de salários no mesmo período de comparação.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.