FECHAR

Imprimir
Publicado em 08/09/2016

Na era dos juros negativos, empresas são pagas para tomar dinheiro (Valor Econômico)

Os investidores estão prestes a pagar para que duas grandes empresas europeias tomem dinheiro emprestado, um efeito das taxas de juros baixíssimas estimuladas pelo programa do Banco Central Europeu de compra de títulos corporativos.

A multinacional alemã Henkel AG e a farmacêutica francesa Sanofi SA devem pagar um rendimento de –0,05% ao ano nos novos títulos de dívida com vencimento de curto prazo que estão emitindo nesta terça-feira, segundo informações divulgadas aos investidores. A captação é outro sinal de como uma política monetária sem precedentes virou de cabeça para baixo a teoria convencional dos investimentos.

Embora vários países desenvolvidos sejam capazes de emitir dívida a juros negativos, isso ainda é raro no caso das empresas. Apenas a gigante britânica do petróleo BP PLC, a montadora alemã BMW AG e ferroviária estatal alemã Deutsche Bahn AG já emitiram títulos de dívida em euro com rendimento negativo no mercado, de acordo com a firma de dados Dealogic.

Os rendimentos de títulos de dívida emitidos por empresas vêm despencado nos últimos meses, num momento em que a corrida dos investidores por retornos maiores empurram os preços dos papéis para cima (o rendimento de um título cai quando o preço sobe e vice-versa). Até o fim de agosto, cerca de 717 bilhões de euros em títulos de dívida com grau de investimento foram negociados com rendimentos negativos na zona do euro, o equivalente a mais de 30% de todo o mercado, de acordo com a provedora de dados Tradeweb.

Desde que lançou seu programa de compra de títulos de dívida de empresas, no início de junho, o Banco Central Europeu (BCE) já adquiriu mais de 20 bilhões de euros desses papéis até 2 de setembro. A maioria das compras ocorreu em mercados secundários, onde investidores compram e vendem títulos já emitidos.
Numa reunião marcada para quarta-feira, o BCE vai decidir se vai expandir ou não seu atual programa de compra de títulos.

Essa nova onda de vendas de títulos está tirando os mercados de capitais europeus da calmaria tradicional observada durante o verão no Hemisfério Norte.

A Glencore PLC, por exemplo, também está levantando recursos nesta terça-feira. É uma de suas primeiras incursões da gigante suíça das commodities no mercado de capitais desde que suas ações e títulos de dívida foram objeto de uma venda generalizada no segundo semestre do ano passado, diante das preocupações com o alto endividamento da empresa e a queda nos preços das commodities. A empresa captou 250 milhões de francos suíços em abril.

 

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.