FECHAR

Imprimir
Publicado em 06/07/2017

Nova plataforma digital do BNDES integra operações terceirizadas (Valor Econômico)

O BNDES lançou novo sistema de aprovação automática de operações, o BNDES On-line. A plataforma integrará os processos automatizados dos agentes financeiros aos do banco, proporcionando ganhos de eficiência, celeridade e segurança às operações indiretas automáticas, que poderão ser homologadas em segundos. Até então, os prazos médios dos processos internos para este tipo de operação chegavam a 30 dias úteis.

O lançamento do BNDES On-Line coincide com a abertura do protocolo do BNDES para o ano agrícola 2017-2018. Na primeira fase, o BNDES On-line contempla programas agropecuários do governo federal, inclusive o Pronaf, sob controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que tramitavam pela plataforma de denominada Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA).

A ferramenta – que digitaliza o relacionamento entre o BNDES e os bancos repassadores de recursos – começa a operar uma semana depois do lançamento do Canal do Desenvolvedor MPME, cujo objetivo é agilizar a outra ponta do processo: a manifestação de interesse em linhas de financiamento do BNDES pelos micro, pequenos e médios empresários.

Os programas agropecuários contemplados na primeira fase do BNDES On-Line correspondem a cerca de 50% de todas as operações automáticas do Banco (exceto Cartão BNDES), representando 99% das operações de apoio à agricultura familiar, que somam 88% do valor liberado para o segmento, e 68% de todas as operações para o setor agropecuário (empresarial e familiar). Com esta medida inicial, de imediato, a projeção para este ano-safra é que trafeguem no BNDES On-line cerca de 80 mil operações, com valor total de aproximadamente R$ 5 bilhões.

Os agentes financeiros credenciados já podem se conectar à nova plataforma, que reduzirá os custos de transação, melhorará o fluxo de informações e garantirá maior confiabilidade. A expectativa é que, até outubro, a quantidade de agentes financeiros conectados à plataforma já responda por 60% do volume das operações agropecuárias. Com a racionalização e automatização de processos, BNDES e agentes poderão alocar seus recursos humanos em tarefas mais complexas, como a formulação de políticas e aferição de efetividade dos financiamentos.

Também está em curso um plano de trabalho para a migração das demandas de crédito no âmbito da linha BNDES Progeren, destinada ao financiamento de capital de giro das empresas, para o BNDES On-line. A expectativa é de que em cerca de 45 dias o sistema já processe tais demandas de crédito.

Adicionalmente, até o primeiro quadrimestre de 2018 serão incorporadas ao novo sistema outras duas plataformas de processamento de operações: uma voltada a projetos de investimentos – a Ficha Resumo de Operações (FRO) – e outra à aquisição de máquinas e equipamentos (Proposta de Abertura de Crédito, ou PAC On-line). Assim, o plano é, ainda no primeiro semestre de 2018, expandir o BNDES On-line para todas as linhas indiretas do banco, alcançando produtos como BNDES Finame e BNDES Automático.

Cerca de 50% dos financiamentos do BNDES são concedidos por meio de operações indiretas, intermediadas por agentes financeiros repassadores dos seus recursos. Com valor máximo de R$ 20 milhões, as operações indiretas automáticas não precisam passar por avaliação prévia do BNDES.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.